Estado laico

MPF irá investigar distribuição de livro na PRF que indica a leitura da Bíblia

Mensagem distribuída aos servidores dizia que o material era uma "assistência espiritual"

Thays Martins
postado em 30/08/2022 11:21
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) irá apurar a distribuição de livros pelo governo na Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a recomendação de que os servidores leiam a Bíblia. De acordo com o procurador Enrico Rodrigues de Freitas, da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, na ação há indícios de desrespeito à Constituição. 

Na decisão, o procurador ressalta que a Carta Magna veda "à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança". 

A distribuição dos livros foi revelada pela GloboNews. De acordo com a emissora, mensagem encaminhada para os servidores dizia que a distribuição do material era uma "assistência espiritual". Ainda segundo a GloboNews, a orientação do governo é distribuir os livros para todas as superintendências estaduais da PRF, recomendando orações diárias.

A PRF informou, por nota, que recebeu 2 mil exemplares do livro por meio de um acordo com o Ministério Pão Diário, celebrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que não prevê o repasse de verba pública. "A Capelania é um Projeto Estratégico da PRF de assistência espiritual, criado pela própria instituição, visando a saúde integral do servidor da PRF. Estudos científicos apontam que a saúde integral é composta por saúde física, mental e espiritual. Estatísticas apontam que o serviço de Capelania gera a valorização dos direitos humanos. Entre os benefícios, espera-se a redução da violência policial, da violência doméstica, do suicídio policial; a melhoria do ambiente de trabalho e dos relacionamentos familiares. Ou seja, se busca a melhoria da qualidade de vida do policial, que apresentará melhores condições para o desempenho de suas funções", disse.

O órgão ainda disse que não recebeu queixas sobre o material na ouvidoria e que a participação no projeto não é obrigatória. Além disso, disse que caso os servidores tenham interesse  que outras religiões façam parte da iniciativa, eles podem solicitar. "As atividades de religiões não representadas formalmente - não só as de matriz africana, mas também budistas, hinduístas, muçulmanos, entre outras - poderão ser realizadas no âmbito da Instituição ,mediante solicitação dos servidores interessados e demanda que as justifique, cabendo ao servidor responsável pela gestão da Capelania PRF viabilizar o contato com os ministros religiosos dos credos solicitantes." 

O Correio procurou o governo federal e o Ministério da Justiça, mas até o momento não teve resposta. O espaço continua aberto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação