SAÚDE ANIMAL

Gato passa por cirurgia após engolir 27 elásticos de cabelo em Chapecó

A tutora do animal procurou a veterinária depois de perceber que o gato estava perdendo peso e doente

Correio Braziliense
postado em 02/09/2022 19:23 / atualizado em 02/09/2022 19:24
Gato da raça Persa engole 27 elásticos de cabelo e passa por cirurgia -  (crédito: Divulgação/MedicalVet)
Gato da raça Persa engole 27 elásticos de cabelo e passa por cirurgia - (crédito: Divulgação/MedicalVet)

Um gato engoliu 27 elásticos de prender cabelo e precisou passar por cirurgia para fazer a retirada dos itens. O animal começou a perder peso e ter episódios recorrentes de vômito, foi quando a tutora do animal procurou a veterinária Elizandra Kerber para descobrir a causa. O caso, revelado pelo G1, ocorreu em Chapecó, município de Santa Catarina.

O gato é da raça Persa, macho, tem três anos e, de acordo com informações fornecidas pela veterinária ao G1, o animal apresentava vômito há mais de 15 dias e, apesar de continuar ativo e se alimentando, a tutora percebeu que ele estava perdendo peso.

  • Elásticos engolidos por gato, em Chapecó, retirados em cirurgia Divulgação/MedicalVet
  • Gato da raça Persa engole 27 elásticos de cabelo e passa por cirurgia Divulgação/MedicalVet

Não foi a primeira vez que o felino engoliu os laços de cabelo. Há dois anos ele já tinha vomitado elástico, mas a tutora acreditou que ele tinha parado com o comportamento. Desta vez, ao levar o bichinho na veterinária, o maço de prendedores foi constatado por meio de endoscopia e, por serem muitos, não foi possível fazer a remoção por outro meio que não fosse a cirurgia.

Comportamento pode estar associado à ansiedade

De acordo com as explicações de Kerber ao G1, o ato de engolir prendedores de cabelo é um distúrbio de comportamento que pode estar associado à ansiedade, estresse ou tédio. Para evitar esse quadro, a veterinária indica que os tutores favoreçam um ambiente rico em entretenimento para os felinos, com atividades que eles possam gastar energia e “desenvolver os comportamentos típicos da espécie".

Em alguns casos mais severos, pode ser, inclusive, necessário o tratamento com ansiolíticos. Caso algum tutor note esse comportamento em seus animais de estimação, o mais indicado é procurar um médico veterinário para examinar o pet, pois a ingestão de alguns objetos pode causar obstrução.

No caso do gato persa de Chapecó, tudo correu bem. Ele passou por cirurgia e foi liberado no dia seguinte. Nas redes sociais a tutora publicou uma foto acariciando o felino. “Cuidando do meu menino”, escreveu.

Tutora de gato que engoliu prendedores de cabelo publica vídeo cuidando do animal
Tutora de gato que engoliu prendedores de cabelo publica vídeo cuidando do animal (foto: Divulgação/Instagram)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação