Naufrágio

11 pessoas morrem em acidente com embarcação no Pará; 26 estão desaparecidas

Lancha que transportava cerca de 70 pessoas na Ilha de Cotijuba, distrito de Belém do Pará, naufragou nesta quinta-feira (8/9). Trinta pessoas foram resgatadas com vida

João Gabriel Freitas*
postado em 08/09/2022 16:06 / atualizado em 09/09/2022 12:49
Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, auxilia o Sistema de Segurança Pública do Estado no resgate das vítimas do naufrágio próximo à ilha de Cotijuba -  (crédito: Erison Junior/Defesa Civil do Pará)
Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, auxilia o Sistema de Segurança Pública do Estado no resgate das vítimas do naufrágio próximo à ilha de Cotijuba - (crédito: Erison Junior/Defesa Civil do Pará)

Ao menos 11 pessoas morreram por conta do naufrágio de uma lancha na Ilha de Cotijuba, distrito de Belém do Pará, na manhã desta quinta-feira (8/9). Segundo a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), que esteve no local junto ao Corpo de Bombeiros e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 30 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. A embarcação transportava cerca de 70 passageiros.

Ao longo das operações de resgate, a gestão estadual anunciou 14 mortes, mas corrigiu a informação  para o número de 11 perdas, dentre elas, 9 mulheres, um homem e uma criança. 

A Prefeitura de Belém informou que uma das suspeitas é de que a embarcação estivesse fugindo da fiscalização da Agência Distrital de Outeiro, instituição que representa o município na ilha. A lancha não possuía autorização para transporte intermunicipal de passageiros e saiu de um porto clandestino, de acordo com as autoridades.

No momento, bombeiros e mergulhadores procuram 26 desaparecidos com apoio de ao menos nove embarcações e um helicóptero. A embarcação fazia o trajeto entre Camará, na cidade de Cachoeira do Arari, no arquipélago de Marajó, para Belém. E teria começado a naufragar próximo à Ilha de Cotijuba, por volta das 9h30, quando diversos passageiros começaram a entrar em contato com familiares para informar que a casa de máquinas da embarcação estava submergindo.

Uma das ajudas veio dos ribeirinhos, da região que utiliza barcos próprios para levar os passageiros até a faixa de areia das praias da Saudade, Vai Quem Quer, Praia Funda e Praia do Amor.

Irregularidades

A Arcon informou já ter notificado a empresa responsável pela embarcação e comunicou a Capitania dos Portos sobre irregularidades. “A embarcação não possui autorização para realizar transporte intermunicipal aquaviário de passageiros junto ao órgão estadual e realizou a viagem partindo de um porto clandestino na localidade de Camará, Marajó", disse o órgão em nota.

Segundo a prefeitura de Belém, as vítimas estão sendo levadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha de Cotijuba e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e da UBS Marambaia, as duas na região continental da capital paraense.

A Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) disse prestar atendimento aos resgatados. Também há auxílio do Serviço Atendimento Móvel Urgência (Samu), que está na área, por meio de ambulâncias, ajudando no resgate das vítimas do acidente.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação