INTOXICAÇÃO

Mortes de cães: mais lotes de propilenoglicol contaminados são encontrados

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ainda não determinou a origem das contaminações

Clara Mariz - Estado de Minas
postado em 09/09/2022 23:32 / atualizado em 09/09/2022 23:32
Mallu (foto) morreu em 6 de setembro após comer petisco contaminado. Cerca de 50 cães morreram após ingerirem petiscos supostamente contaminados por monoetilienoglicol -  (crédito: Arquivo Pessoal))
Mallu (foto) morreu em 6 de setembro após comer petisco contaminado. Cerca de 50 cães morreram após ingerirem petiscos supostamente contaminados por monoetilienoglicol - (crédito: Arquivo Pessoal))

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que testes preliminares detectaram a presença de monoetilenoglicol, substância tóxica a humanos e animais, foi detectado em mais dois lotes de propilenoglicol, usado pela indústria como umectante. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (9/9).

Até o momento, as investigações ainda não determinaram a origem da substância contaminada. De acordo com o MAPA, o rastreio da fonte tem sido difícil devido à mistura de lotes de compostos em diferentes estabelecimentos que não possuem registro no Ministério.

Com a nova contaminação, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) determinou que as empresas fabricantes de alimentos e mastigáveis devem indicar os lotes de propilenoglicol existentes em seus estoques e seus respectivos fabricantes e importadores ao Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA) de sua região.

Além disso, as indústrias deverão realizar análises em produtos que contenham o propilenoglicol em sua composição, para garantir a segurança de uso nesses produtos, e indicar os lotes de produtos acabados em estoque e já distribuídos que tenham utilizado o químico em sua composição, incluindo a porcentagem utilizada.

Ainda conforme o MAPA, as empresas têm o prazo de 10 dias para atender às determinações do Dipoa. A não comunicação ao SIPOA será interpretada como não utilização do propilenoglicol e as empresas serão fiscalizadas quanto à veracidade das informações prestadas.

Fabricação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também emitiu um comunicado aos fabricantes de aditivos químicos que produzem ou importem o propilenoglicol. Conforme a pasta, as empresas devem se manifestar quanto à fabricação, importação ou compra de propilenoglicol em território nacional desde dezembro de 2021, com relação à identificação dos lotes, o quantitativo adquirido e suas origens.

Intoxicação

Cerca de 50 cães já morreram em várias cidades brasileiras após a ingestão de petiscos supostamente contaminados com monoetilenoglicol. Na última sexta-feira (2/9) a Polícia Civil de Minas confirmou que laudo pericial atestou que um dos petiscos da empresa Bassar Pet Food apresentou sinais da substância tóxica para consumo de humanos e animais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação