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Nova carteira de identidade começa a ser emitida em Goiás

Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser utilizado em papel, plástico e no formato digital pelo aplicativo gov.br, e tem o CPF como único número de identificação

Fernanda Strickland
postado em 26/09/2022 10:15 / atualizado em 26/09/2022 10:15
 (crédito: DOU/Divulgação)
(crédito: DOU/Divulgação)

A população de Goiás passou a ter acesso à Carteira de Identidade Nacional (CIN), que, além dos modelos em papel e policarbonato (plástico), está disponível gratuitamente no formato digital pelo aplicativo gov.br. As primeiras entregas do documento físico no estado ocorreram no município de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, durante uma ação itinerante da Polícia Civil de Goiás.

Outros três pontos do estado já podem ser procurados para a emissão: unidades Vapt-Vupt da Praça Cívica, em Goiânia (na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira), e do Anashopping de Anápolis (na Avenida Universitária, 2045), além do posto da prefeitura de Alexânia (Rua 15 de Novembro, nº 6).

 

A nova carteira, que tem o CPF como único número de identificação do cidadão, já é disponibilizada também no Rio Grande do Sul (desde julho) e no Acre (desde agosto). A emissão é realizada nos órgãos de identificação dos estados.

Como fazer RG Digital

Após a emissão do documento nos órgãos de identificação, o cidadão deve baixar em seu celular o app gov.br e fazer login no aplicativo inserindo usuário e senha. Na tela inicial, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’, bastando clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso à CIN.

A nova carteira é válida legalmente em todo o território nacional e, caso o cidadão esteja sem o documento físico, por exemplo, pode apresentar a versão digital em seu celular. O documento foi instituído pelo Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022, que determina os procedimentos e os requisitos para a expedição da carteira por órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal.

Segurança

O novo modelo apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Além disso, está presente na carteira um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que a torna ainda um documento de viagem.

Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade apenas nos postos migratórios de países do Mercosul. Portanto, para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa, sendo de cinco anos para crianças até 11 anos de idade, e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir dos 60 anos, o prazo é indeterminado. O documento de identidade no modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.

 

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