Armamento

Sem liberação de armas, Brasil teria evitado 6 mil mortes entre 2019 e 2021

O estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) também revela que o aumento de crimes contra o patrimônio está relacionado ao crescimento do armamento com a população

Tainá Andrade
postado em 30/09/2022 20:39 / atualizado em 30/09/2022 20:43
Uma explicação trazida no estudo é que o aumento de circulação de armas se relaciona com a ilegalidade -  (crédito: Honório  Moreira/OIMP/D.A Press)
Uma explicação trazida no estudo é que o aumento de circulação de armas se relaciona com a ilegalidade - (crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

O país poderia ter evitado 6.379 homicídios, entre 2019 e 2021, se o governo federal não tivesse flexibilizado o uso de armas, revelou um estudo exclusivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira (29/9), pelo site O Globo.

Junto a isso, o estudo também revela que a criminalidade cresce 1,2% — em latrocínio (roubo seguido de morte) — a cada 1% a mais de pessoas armadas. Já a cada 1% de aumento de armas, a taxa de homicídio cresce 1,1%.

Uma explicação trazida no estudo é que o aumento de circulação de armas se relaciona com a ilegalidade: quanto mais armas, mais delas migrarão para o mercado ilegal — podendo ser por meio de extravios, roubos ou ações premeditadas de seus proprietários.

O pesquisador e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roberto Uchôa, explica que nas coletas para pesquisa soube de diversas situações em que pessoas tem sido cooptadas para adquirirem armas.

“Na realidade, estamos vendo pessoas sendo aliciadas para se tornarem CACs, para comprar armas para criminosos, CACs comprando armas e alugando para criminosos. Tem, ainda, criminosos se registrando como CACs, porque o Exército não se dá ao trabalho de conferir”, aponta.

Essa semana, o Correio divulgou na matéria “Fuzis são maioria das armas legais nas mãos dos CACs no Brasil” que, sem contar o estoque anterior, os Caçadores Atiradores e Colecionadores (CACs), de 2017 até hoje, somam 772.854 armas, das quais 434.715 fuzis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação