ELEIÇÕES 2022

Cresce busca por vistos para EUA e cidadania europeia após 1º turno da eleição

Com o resultado das eleições de domingo (2/10), brasileiros passaram a buscar informações sobre como obter visto americano e cidadania europeia

Aline Brito
postado em 04/10/2022 22:56
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após o resultado das votações de domingo (2/10), que colocou Lula (PT) e Bolsonaro (PL) no segundo turno da disputa presidencial, brasileiros aumentaram a procura por visto americano e cidadania europeia. Dados de uma consultoria de mobilidade global mostraram que as solicitações quadruplicaram.

O levantamento feito pela Aquila Global Group, especializada em mobilidade global e presente no Brasil, Estados Unidos e Europa, apontou que a reação dos brasileiros ao resultado das urnas foi imediato. Na segunda-feira (3/10), logo após o domingo de votação, a empresa passou a receber 400 solicitações diárias de informações sobre como obter visto nos Estados Unidos e cidadania na Europa. Antes das eleições, a consultoria recebia 100 ligações por dia.

Um dos brasileiros que procurou a consultoria para solicitar sua dupla cidadania foi Bruno Simonetti. Ele solicitou cidadania italiana como estratégia para deixar o país a depender do resultado das eleições. “O cenário político, além do cultural, influenciou muito na minha decisão que, como pertencente da sigla LGBTQIA+, sempre me senti inseguro no país. A depender do resultado das urnas pretendo sim deixar o país”, afirmou Simonetti.

Motivação política é responsável pela maioria das imigrações

Outro levantamento feito pela mesma consultoria de mobilidade global, a Aquila Global Group, demonstrou que a maior motivação dos brasileiros que procuram alternativas para deixar o Brasil, é a política. De acordo com o estudo, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, houve um aumento de 34% na procura por informações sobre mudança para o exterior, em relação ao mesmo período no ano anterior.

Os números foram obtidos a partir de dados coletados no processo de triagem e atendimento a pessoas interessadas em deixar o país. A consultoria destacou que o fator mais interessante observado no levantamento foi a “quantidade de pessoas que usaram a polarização política como justificativa para deixar o Brasil”. De acordo com a empresa, nos anos anteriores a motivação política para solicitar a dupla cidadania europeia alcançou 5% em 2019 e 7% em 2020.

“Identificamos que a maior justificativa para deixar o país entre aqueles que nos procuram está centrada no resultado das eleições presidenciais deste ano. De um lado a outro na polaridade política, os brasileiros afirmam que se o seu candidato não ganhar, pretendem deixar o país no curto prazo”, explica Lucas Lima, especialista em mobilidade global.

O presidente da multinacional Aquila Global Group ainda destaca que uma onda migratória deve ocorrer nos próximos meses, ainda mais se considerado que mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos. Essa parcela considerável da população brasileira começa a buscar reconhecer a cidadania europeia como alternativa para fugir do cenário político no Brasil.

“Somente em São Paulo vivem 13 milhões de descendentes de italianos, o que equivale a 32,5% da população paulista. Em outras capitais, o número de pessoas que têm direito a obter cidadania na Europa também é grande. Independente de qual seja o resultado das eleições, o certo é que devemos esperar uma grande onda migratória nos próximos meses”, garantiu Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação