Estabilidade no mar

Marinha realiza teste de imersão estática do submarino 'Humaitá'

Com resultado satisfatório, o submarino realizou o procedimento decisivo para a avaliação de sua estabilidade no mar.

Yasmin Rajab
postado em 05/11/2022 13:45
 (crédito: Divulgação/Marinha do Brasil)
(crédito: Divulgação/Marinha do Brasil)

Mais um passo foi dado para a entrega de submarinos ao setor operativo da Marinha do Brasil (MB). O submarino Humaitá passou por um teste de imersão estática, procedimento decisivo para a avaliação de sua estabilidade no mar. O teste foi realizado na última sexta-feira (4/11) e obteve resultado positivo.

A imersão estática consiste na admissão controlada da água nos tanques de lastro do submarino, até a sua imersão completa, sem utilizar sua propulsão. Após mergulhar o submarino, é utilizado movimentações de pesos posicionados ao longo da embarcação, com o objetivo de verificar a resposta da plataforma em termos de ângulos de inclinação crescentes, obtendo os parâmetros de estabilidade transversal e longitudinal.

Durante a testagem, também foram verificados os recursos de salvamento existentes nessa classe de embarcação, através da checagem do volume de água que foi admitido nos tanques internos de compensação e de trimagem. Também foram realizados os testes de funcionamento da guarita de salvamento e lançamento de pirotécnico de exercício.

A entrega dos submarinos está prevista para o segundo semestre de 2023. A fase de testagem é prevista antes da entrega do navio ao setor operativo. Os resultados satisfatórios cumprem os requisitos essenciais para a condução segura da fase de testes de aceitação no mar.

O Humaitá é o segundo dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica do Programa de Submarinos (PROSUB). A avaliação foi realizada em área marítima próxima ao Complexo Naval de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, litoral Sul do estado do Rio de Janeiro.

Com informações da Agência Marinha de Notícias*

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação