Protestos

Rodovias ainda têm seis pontos de bloqueio nesta segunda-feira, diz PRF

Segundo a corporação, 1.040 bloqueios já foram desfeitos desde o início das manifestações golpistas que pedem intervenção militar

Victor Correia
postado em 07/11/2022 11:47 / atualizado em 07/11/2022 11:47
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou na manhã desta segunda-feira (7/11) que ainda existem seis pontos de bloqueio ou interdição nas rodovias federais em pelo menos quatro estados. Desde o início das manifestações golpistas, na noite de 30 de outubro, foram desfeitos 1.040 bloqueios.

Três interdições ainda se mantêm, com o fluxo de trânsito parcialmente interrompido. São elas: Blumenau (Santa Catarina), na região Sul; e Vilhena (Rondônia) e Altamira (Pará), no Norte — nesta última existem duas interdições. Já bloqueios totais ocorrem em Palhoça (SC), no Sul, e em Pontes e Lacerda (Mato Grosso), também no Norte do país. O número de atos é maior que na noite de ontem, quando havia interdições apenas no Pará e em Rondônia.


Pressão após omissão

Após a derrota de Jair Bolsonaro (PL), grupos de apoiadores organizaram bloqueios por todo o país, impedindo o transporte de cargas e o fluxo de veículos. Eles defendem a intervenção das Forças Armadas em um golpe militar para impedir que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tome posse. Com o desmonte dos bloqueios, parte dos manifestantes foi para a frente dos quartéis.

Sob pressão do Ministério Público Federal (MPF) e do Supremo Tribunal Federal (STF), a PRF passou a atuar na liberação dos pontos de bloqueio após a omissão inicial. O MPF solicitou, na semana passada, a abertura de um inquérito contra o diretor-geral da corporação, Silvinei Vasquez, por sua conduta frente aos bloqueios e sobre as operações realizadas no dia da eleição, mesmo após determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibindo as manifestações.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação