COMÉRCIO

Que dia é a Black Friday neste ano? Confira data e origem da promoção

Neste ano, a data promete ter mais força por ocorrer após um apaziguamento da pandemia da covid-19 e ser uma oportunidade dos consumidores comprarem presentes para as festividades de fim do ano

Correio Braziliense
postado em 16/11/2022 22:59
 (crédito: Unsplash/Reprodução)
(crédito: Unsplash/Reprodução)

Considerada como melhor momento para garantir descontos em um item desejado pelos consumidores, a Black Friday se consolida, cada vez mais, como uma data forte para o comércio brasileiro – apesar de ter origem estrangeira. A tradição tornou a última sexta-feira de novembro como o dia em que varejistas oferecem produtos com preços promocionais não registrados antes da ocasião.

Criada nos Estados Unidos, a data nem sempre foi unanimidade no país. O termo foi cunhado pela primeira vez com conotação comercial em 1960, na Filadélfia, e só passou a ser sinônimo de abundância entre lojas em todo território estadunidense em 2002 – no Brasil, a data passou a ser tradição 10 anos depois, em 2012.

Neste ano, a data promete ter mais força por ocorrer após um apaziguamento da pandemia da covid-19 e ser uma oportunidade dos consumidores comprarem presentes para as festividades de fim do ano.

Qual é o dia da Black Friday 2022?

Ao importar a data dos EUA, o Brasil respeitou o dia proposto pelos estadunidenses e comemora, também, a Black Friday na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2022, a data cai em 25 de novembro.

No entanto, varejistas de todo o Brasil, principalmente os de comércio on-line, já têm oferecido preços promocionais em uma espécie de “esquenta Black Friday”. Há aqueles, ainda, que preferem oferecer o desconto no começo do mês para não concorrer com outras lojas no dia oficial da comemoração.

A dica de especialistas é pesquisar os produtos com antecedência e separar os links das escolhas preferidas e acompanhar a variação do preço. Caso o produto de uma loja que oferece o desconto antecipado apresenta valor menor ao regular, o conselho é aproveitar a oportunidade e não esperar o valor voltar ao normal, em uma tentativa de ver se o desconto de outras empresas se equipara durante o dia da Black Friday.

Origem do nome

Apesar de ter uma conotação de alegria para os consumidores, a data ganhou este nome em um reflexo de insatisfação de policiais da Filadélfia, nos EUA, que precisavam trabalhar, anualmente no quarto fim de semana de novembro, por longas horas e lidar com diversas ocorrências.

O motivo seria a junção de duas datas importantes na cidade: o feriado de Ação de Graças, celebrado na quarta quinta-feira do mês e um festival de futebol americano do Exército e da Marinha, celebrado no quarto sábado do mês.

Para piorar, os comerciantes da cidade desejavam aproveitar o grande movimento no local e colocavam promoções nas lojas, o que causava mais tumulto na Filadélfia. Assim, os policiais começaram a chamar a data de Black Friday, com o uso do termo “negra” com sentido negativo, o que não agradou os comerciantes, que chegaram a tentar mudar a data para Big Friday, sem sucesso.

No entanto, a data ficou restrita à Filadélfia até 1990. Com a virada do milênio, os varejistas de todo o país perceberam que a data era uma grande chance de abrir o período de compras natalinas em grande estilo. Em 2001, o país viveu o maior momento da Black Friday, com promoções em todos os estados.

Com os anos se passando, o sucesso atraiu os olhares dos vizinhos, como Canadá e México. Os canadenses instauraram a data após perceber que clientes fiéis dirigiam até as cidades dos EUA perto da fronteira para aproveitar os descontos. No México, a Black Friday ganhou o nome de El Buen Fin, ou o bom fim de semana, e ocorre na mesma data, mas é associada ao aniversário da revolução de 1910 do país latino.

Mais opções no Vitrine

O Correio Braziliense estreou a sessão Vitrine, que alia pautas inéditas e curadoria de produtos dos maiores marketplaces à credibilidade que o jornal oferece aos leitores. Os conteúdos incluem dicas e indicação de produtos selecionados. Acesse e confira!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação