Obituário

Morre Fernando Campana, referência do design brasileiro, aos 61 anos

Fundador do Estúdio Campana, Fernando ficou conhecido dentro e fora do Brasil pela criação de móveis inusitados

Aline Brito
postado em 17/11/2022 00:15 / atualizado em 17/11/2022 00:42
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

O designer e arquiteto Fernando Campana, 61 anos, morreu, nesta quarta-feira (16/11). A informação foi confirmada por meio das redes sociais do Estúdio Campana, que não revelou o motivo da morte. Fernando é considerado um ícone do design brasileiro e uma das personalidades mais influentes do país.

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo. Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento”, declarou o perfil do estúdio no Instagram.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Estudio Campana (@estudiocampana)

Nascido em Brotas, interior de São Paulo, Fernando é formado em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo. Ao lado do irmão mais velho, Humberto, fundou, em 1984, o atelier Campana, que alcançou reconhecimento internacional pelo design de mobiliário e peças intrigantes.

Fernando, por meio do Estúdio Campana, é pioneiro do design disruptivo, principalmente por usar objetos do cotidiano na criação de móveis, como urso de pelúcia e bonecas. “Profundamente enraizado na cultura e nas tradições brasileiras, seu trabalho carrega em seu cerne valores universais, como a liberdade e a dignidade humana, criando sua identidade por meio de experiências de vida”, afirma o site do atelier.

O layout inovador das peças faz parte do processo criativo que eleva itens do cotidiano, como poltronas e cadeiras, à nobreza. As características brasileiras, como a abundância de cores, as misturas e o caos criativo, trazem o triunfo das soluções simples, poeticamente”, completa o Estúdio Campana.

Além do design de móveis, a genialidade de Fernando também transpassou a arquitetura, paisagismo, design de interiores, cenografia, arte e moda. Toda essa criatividade, junto com o irmão, rendeu uma linha de edições limitadas e peças únicas feitas à mão, que estão espalhadas por galerias de renome em Nova York, Londres, Roma, entre outras.

  • O Sofá Branches incorpora a essência da natureza, combinando vegetação acidentada moldada em bronze que brota de intrincados estofados tecidos à mão, como um desafio do deserto à vida urbana. Reprodução/Instagram @estudiocampana
  • Cadeira Paraíba feita com bonecas artesanais pela comunidade Casa da Boneca Esperança no Brasil. Reprodução/Instagram @estudiocampana
  • Vermelha (1999) foi a primeira peça a impulsionar o trabalho dos irmãos Campana no exterior, pois trouxe um método inovador de construção de "preenchimento" com corda trançada. Reprodução/Instagram @estudiocampana
  • O Sofá Branches incorpora a essência da natureza, combinando vegetação acidentada moldada em bronze que brota de intrincados estofados tecidos à mão, como um desafio do deserto à vida urbana. Reprodução/Instagram @estudiocampana
  • A cadeira Cartoon (2007), que faz parte do acervo permanente do Vitra Design Museum, é composta de bonecos de pelúcia de personagens icônicos da Disney, como Mickey e Pluto, a peça remete ao mundo onírico e turbulento da infância, em uma mescla de nostalgia e ousadia na construção de novos arquétipos no design de mobiliário. Reprodução/Instagram @estudiocampana

Um dos principais arquitetos do mundo

Fernando e Humberto Campana estão atualmente listados como um dos principais arquitetos icônicos do mundo e entre os 100 mais importantes profissionais do design.

Em 2013, os irmãos foram colocados, pela revista Forbes, entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes. Além disso, Fernando recebeu a Ordem do Mérito Cultural em Brasília e a Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura da França. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação