JUIZ DE FORA

Policiais viram réus em investigação que apura abordagem truculenta em MG

Denunciados são suspeitos de agressão e abuso de autoridade durante uma abordagem feita em agosto

Clara Mariz - Estado de Minas
postado em 21/11/2022 19:10
 (crédito: Renato Weil/EM/D.A Press)
(crédito: Renato Weil/EM/D.A Press)

Sete policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, em Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, foram denunciados pelo Ministério Público por suspeita de agressões e abuso de autoridade durante uma abordagem realizada no dia 14 de agosto deste ano.

Conforme a denúncia, imagens de câmeras de segurança coletadas pela investigação e declarações mostraram que as quatro vítimas foram abordadas de maneira truculenta. Um dos militares, portando arma de elastômero, teria disparado contra um dos cidadãos abordados mesmo não existindo ameaça de agressão ou mínima resistência. Os exames de corpo e delito apontaram que a vítima sofreu lesões no rosto, abdômen e dorso.

“Os militares, obviamente armados e em evidente superioridade de forças, abordaram os quatro cidadãos efetuando voz de prisão por suposto desacato praticado momentos antes, tendo os submetidos a ordem de busca pessoal, sem que contra eles houvesse fundadas suspeitas de ocultação de arma proibida ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do artigo 240, § 1º, do Código de Processo Penal”, afirma a denúncia.

O Ministério Público também pediu a exclusão dos militares denunciados em ações operacionais ou policiamento preventivo, considerando a animosidade criada pelos agora réus e devido à repercussão das ações policiais na comunidade.

Um dos denunciados responderá por lesão corporal grave, abuso de autoridade e falsidade ideológica. Três responderão por abuso de autoridade.

Outros três policiais foram denunciados por lesão corporal, sendo que um deles também responderá pelo crime de perigo para a vida ou saúde de outrem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação