O espanhol Mariano Jabonero foi reeleito secretário-geral da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). A decisão foi divulgada na XIV Assembleia em Santo Domingo, realizada nesta sexta-feira (25/11). No discurso de encerramento do evento, ele se comprometeu em aumentar a presença de notícias positivas sobre educação nos países ibero-americanos na mídia e nas redes sociais.
"É hora de pôr um fim ao clichê de que tudo de bom que é feito na educação é produzido na Finlândia, Cingapura ou Coreia." Segundo Jabonero, "com o devido reconhecimento a esses países, iniciativas e experiências educacionais, culturais e científicas maravilhosas estão sendo produzidas em nossos países e merecem ser disseminadas dentro e fora da região".
O espanhol está à frente da organização desde 2018. Durante o primeiro mandato de Jabonero, o volume da atividade cooperativa na região aumentou em 50%. O secretário-geral da OEI também se comprometeu hoje a trabalhar "por um futuro transformador e inovador para os próximos quatro anos".
Saiba Mais
- Educação básica Senado debate impacto da regulamentação da educação domiciliar
- Enem Refugiados venezuelanos buscam educação superior, mas não conhecem o Enem
- Política Lula testa resistências ao nome de Haddad no comando da Fazenda
- Política Natalia Pasternak apresenta à GT de Saúde proposta para autonomia do PNI
OEI
A OEI é o organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca de 500 especialistas e colaboradores espalhados fisicamente por 20 países da Ibero-América. A Organização é constituída pelos pilares da educação, ciência e cultura e não só premia diferentes pessoas dos três ramos como tem atuação em todos os países que compõem a união, para que esses programas sejam fortalecidos.
Participam da OEI ao lado do Brasil: Andorra, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha,Guiné Equatorial, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
*Estagiária soba supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.