chuvas

Chuvas causam destruição e morte em seis estados brasileiros

Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia sofrem os impactos das enxurradas e deslizamentos. Municípios suspendem aulas e tentam se preparar para evitar que a tragédia não seja maior

Fábio Grecchi
postado em 02/12/2022 03:00
As equipes de resgate conseguiram tirar, na madrugada de ontem, cerca de de 7 mil m³ de massa terrosa que desabou sobre a BR-376, no Paraná -  (crédito: AFP/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina)
As equipes de resgate conseguiram tirar, na madrugada de ontem, cerca de de 7 mil m³ de massa terrosa que desabou sobre a BR-376, no Paraná - (crédito: AFP/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina)

As fortes chuvas começam a deixar um saldo de destruição em alguns pontos do país. A situação mais difícil é no Paraná e em Santa Catarina, mas também há registros de mortes, desabrigados e desalojados no Estado do Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia.

Os casos mais graves até agora são o da BR-376, em Guaratuba (PR) — onde há carros e caminhões soterrados por causa da queda de uma encosta — e alguns municípios catarinenses afetados pelas enchentes — como Florianópolis, que decretou situação de emergência e suspendeu as aulas.

De acordo com balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao menos sete rodovias em três estados permanecem parcialmente ou integralmente interditadas. Na BR-376, depois de 50 horas de buscas, as equipes de resgate chegaram à área onde há carros soterrados.

Nem novos corpos, nem sobreviventes, no entanto, foram encontrados e o número de mortos até agora permanece de duas pessoas. O Corpo de Bombeiros, que inicialmente estimou em cerca de 30 o número de possíveis desaparecidos, já trabalha com a possibilidade de haver menos vítimas.

Na madrugada de ontem, foi realizada uma limpeza da pista sentido norte, retirando do local 7 mil m³ de massa terrosa. Os bombeiros começaram a trabalhar na região mais sensível da ocorrência, em que a lama soterrou os veículos. A área tem extensão de 4,5 mil m² e o volume de terra a ser removido é o equivalente à carga de 250 caminhões basculantes.

Em Florianópolis, o prefeito Topázio Neto decretou situação de emergência na cidade por conta das fortes chuvas que atingem Santa Catarina. "Percorremos a cidade durante a madrugada e estamos aproveitando a claridade agora para avaliar melhor os impactos. Foco hoje é assegurar vidas!", tuitou, acrescentando que as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas.

O governador Carlos Moisés (Republicanos) fez um apelo, também pelo Twitter, para que a população fique atenta "aos sinais (dos riscos trazidos pela chuva), como rachaduras em paredes e muros, árvores e postes inclinados ou fendas e depressões no terreno".

Resgate

No município de São Pedro de Alcântara, uma mulher de 42 anos foi resgatada, ontem, depois que o carro em que estava foi arrastado por uma correnteza. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina conseguiu salvá-la içando-a com um helicóptero.

No Norte do Rio de Janeiro, as chuvas também causaram mortes e destruição. Os temporais deixaram pelo menos dois mortos (um deles, um idoso atingido por num raio) e cinco feridos em Conceição de Macabu — onde as aulas também foram suspensas — e em Carapebus.

Na Bahia, a prefeitura de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, decretou estado de emergência depois que fortes chuvas fizeram estragos na região. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 37 municípios foram afetados pelas tempestades e nove decretaram situação de emergência.

Segundo o Climatempo, a previsão para as próximas horas continua sendo de chuvas intensas na Bahia e no Espírito Santo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.