Chuvas

Tragédias marcam o Natal chuvoso de Minas Gerais e deixam 13 mortes

Deslizamentos de terras e alagamentos provocam 13 mortes em 24 horas no estado, onde 104 cidades estão em situação de emergência. Desabrigados são mais de 1.400

Bel Ferraz
Isabela Bernardes
postado em 27/12/2022 05:00
 (crédito:  CBMMG/Divulgação)
(crédito: CBMMG/Divulgação)

Chegou a 13 o número de mortos em Minas Gerais devido às chuvas que atingem todo o estado. No dia de Natal, uma tragédia abalou os moradores do município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, quando um talude caiu sobre quatro casas, deixando três mulheres mortas e um adolescente desaparecido. Outras nove pessoas ficaram feridas. Em Grão Mogol, na Serra do Espinhaço, duas pessoas morreram ao serem arrastadas pelas águas de um córrego denominado Vasco. Ao todo, 7.370 pessoas estão desalojadas e 1.484 desabrigadas, segundo balanço da Defesa Civil estadual.

O Corpo de Bombeiros relatou que, em 24 horas, entre domingo e a tarde de ontem, recebeu 68 chamadas para atendimento em todo o estado, a maioria para vistorias, monitoramentos e orientação à população que mora em áreas de risco.

O talude que deslizou em Antônio Dias, na madrugada de domingo, no povoado de Vila do Carvalho, atingiu moradores que estavam em uma confraternização de Natal. As irmãs Marli Custódio dos Santos, 51 anos, e Aparecida de Fátima, 54, foram encontradas mortas no desabamento.

Segundo a Defesa Civil de Antônio Dias, uma jovem de 18 anos, cujo corpo foi encontrado na manhã de ontem, ainda não havia sido identificada. Um adolescente segue desaparecido e, segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas continuariam durante à noite. Das nove vítimas sobreviventes, cinco seguem internadas, sendo duas em estado grave.

As estradas que dão acesso ao local ficaram obstruídas. A prefeitura da cidade trabalhou durante o domingo com máquinas para restabelecer os acessos às comunidades. O governo de Minas Gerais criou um gabinete de crise no município para dar assistência à população. No local, atuam 45 profissionais estaduais, entre policiais e bombeiros militares.

Outra tragédia foi registrada no município de Grão Mogol, no Norte de Minas. Também na madrugada do dia 25, um carro com quatro pessoas foi arrastado pelas águas de um córrego que cobriram uma estrada, após a chuva na região. Mãe e filha, de 34 e 9 anos, foram encontradas mortas, no leito do rio.

De acordo com a defesa civil, além dos óbitos confirmados em Antônio Dias e Grão Mogol, os demais registros de mortes aconteceram em Piraúba, Bom Jesus do Galho, Santa Luzia, Vespasiano, Bertópolis, Inhapim, Presidente Bernardes e Governador Valadares.

Em Pouso Alegre, no sul do estado, pelo menos 12 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros durante a madrugada e manhã de segunda-feira. Choveu muito na região e ruas e casas foram alagadas.

No bairro Espírito Santo do Dourado, na zona rural da cidade, duas senhoras precisaram ser resgatadas pelos bombeiros, uma devido à dificuldade motora e a outra, com 98 anos, por conta da idade avançada. Além das idosas, outras seis pessoas estavam na residência e conseguiram sair da área alagada sem o suporte dos militares.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.