Desmatamento

Desmatamento aumenta 54% no final da gestão de Bolsonaro

Os municípios que lideram a derrubada da floresta são Lábrea e Apuí, no sul do Amazonas. Pelos dados, em comparação com o período, o Observatório do Clima aponta que houve uma corrida pelo desmatamento no fim da gestão de Jair Bolsonaro

Tainá Andrade
postado em 06/01/2023 13:49
 (crédito: Carlos Fabal/AFP)
(crédito: Carlos Fabal/AFP)

O desmatamento aumentou quase 54% entre agosto e dezembro de 2022 se comparado ao mesmo período de 2021. A informação é do Observatório do Clima e foi anunciada nesta sexta-feira (6/1). O acumulado indica 4.793 km², recorde para o período na série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), iniciada em 2015. 

De acordo com a instituição, o dado confirma uma intensa fase de desmatamento no fim do mandato de Jair Bolsonaro (PL) e desbanca o anúncio de meses atrás, do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), de que o desmatamento na Amazônia Legal teria caído em 11%.

Esses números serão herdados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva já que a medição é feita de agosto de um ano a julho do ano seguinte. “Os alertas de destruição da Amazônia bateram recordes históricos nos últimos meses, deixando para o governo Lula uma espécie de desmatamento contratado, que vai influenciar negativamente os números de 2023. O governo Bolsonaro acabou, mas sua herança ambiental nefasta continua”, relata o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini.

Entre agosto e dezembro, Lábrea e Apuí, no sul do Amazonas são os territórios que lideram o ranking de desmatamento. Os municípios são próximos à estrada que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), no eixo da BR-319. Bolsonaro liberou previamente o asfaltamento da rodovia, que havia sido embargada após  pareceres técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). 

A área devastada em 2022 na Amazônia é 48,2% mais alta que a média observada nos últimos 10 anos no bioma. O desmonte no órgão, que culminou no afastamento do objetivo-fim da instituição pode influenciar diretamente na chegada de um ponto de não retorno da floresta. Por isso, o Observatório do Clima aponta que um dos focos de atenção da ministra Marina Silva deve ser o reestabelecimento do Ibama. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE