Fórum Econômico Mundial

Rede MapBiomas é premiada em Davos por trabalho colaborativo

Evento que ocorre em Davos, na Suíça, conta com a participação dos ministros Haddad e Marina Silva. Além do brasileiro Tasso Azevedo, 15 iniciativas foram reconhecidas pelo evento por impacto e inovação social

Mariana Albuquerque*
postado em 17/01/2023 12:49 / atualizado em 17/01/2023 15:41
 (crédito:  TV Brasil)
(crédito: TV Brasil)

MapBiomas, a rede de mais de 70 organizações que monitora o uso da terra para promover a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, foi premiada no Fórum Econômico Mundial, nesta terça-feira (17/1). A iniciativa foi reconhecida por seu trabalho de monitoramento do clima. Outras 15 iniciativas de todo o mundo também são reconhecidas por seu impacto e inovação social.

O trabalho colaborativo de organizações sociais ao redor do mundo passou a ser prestigiado pela Fundação Schwab, uma das entidades-irmãs do fórum econômico, ainda no fim de 2022, quando o projeto ganhou uma nova categoria da premiação.

Ajuda coletiva

O MapBiomas, que ganhou visibilidade com o Premio de Inovação Social Coletiva, começou no Brasil, criado pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo, e hoje está presente em 14 países, ajudando a combater as mudanças climáticas. A iniciativa inclui universidades, ONGs e startups que utilizam tecnologia de ponta, ferramentas compartilhadas e códigos abertos para fornecer dados acessíveis e gratuitos.

“Problemas complexos não podem ser resolvidos por organizações isoladas, e os premiados da
Schwab Foundation deste ano mostram novos modelos de colaboração entre setores usando
tecnologia inovadora, redes humanas e recursos e conhecimentos compartilhados. Muitos
inovadores sociais têm uma longa história de trabalho em colaboração com outros. A ambição agora
é criar mudanças sistêmicas por meio de esforços coletivos”, diz François Bonnici, diretor da
Schwab.

A categoria Inovação Social Coletiva soma-se a outras três, que nortearam a escolha dos premiados
até o ano passado: Empreendedores Sociais, Intraempreendedores Sociais Corporativos e
Intraempreendedores Sociais Públicos. Os vencedores são selecionados pelos membros do conselho
da fundação.

“Os empreendedores sociais atuam como uma ponte que conecta a ética e os valores aos nossos princípios de negócios. Acredito que esses empreendedores estão projetando um modelo para economias significativas, reimaginando o progresso durante esses tempos incertos”, afirma Precious Moloi-Motsepe, copresidente da Fundação Motsepe e chanceler da Universidade da Cidade do Cabo.

Governo Lula em Davos

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, são os enviados brasileiros para o evento na Suíça. Eles estão no evento para falar sobre o já anunciado pacote anti-deficit, uma proposta para uma nova âncora fiscal no 1º trimestre e a reforma tributária. Também está em pauta o combate à fome, mudanças climáticas, fortalecimento da democracia e política na América Latina. 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE