RORAIMA

Internautas questionam ex-ministra Damares sobre crise em terras Yanomami

A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos foi questionada nas redes sociais sobre a morte de 570 crianças Yanomami nos últimos quatro anos — informação apresentada pela ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara

Ronayre Nunes
Maryanna Aguiar — Especial para o Correio
postado em 21/01/2023 19:48 / atualizado em 21/01/2023 21:09
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Senadora eleita Damares Alves (Republicanos) foi ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter na tarde deste sábado (21/1) — após a exposição da crise sanitária que o povo Yanomami tem sofrido em Roraima. A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos foi questionada nas redes sociais sobre a morte de 570 crianças Yanomami nos últimos quatro anos — informação apresentada pela ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara.

Questionamento de internautas

Com a crise sanitária vivida pelos Yanomami, diversos internautas questionaram a ex-ministra Damares.

“Damares, como você, no comando do Ministério dos Direitos Humanos, deixou isso aqui acontecer? Que tipo de ser humano fica de braços cruzados enquanto isso acontece? Esse tipo de desnutrição leva meses! Meses para acontecer!”, disse um internauta ao compartilhar a imagem de um idoso em situação de desnutrição.

Outro internauta ironizou: "Damares Alves: Uma senadora a serviço da matança de índios".

Mais uma internauta questionou sobre as responsabilidades jurídicas relacionadas ao caso.

Outro perfil ainda comentou sobre o legado do trabalho em relação a população indígena.

Histórico

Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a então Ministra solicitou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, vetasse a Lei de Proteção a Indígenas, alegando na época que “mesmo cientes da situação de excepcionalidade vivida pelo país e da celeridade em aprovar projetos de lei que beneficiem e protejam os povos tradicionais, os povos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais não foram diretamente consultados pelo Congresso Nacional”, explicou.

Em nota técnica enviada pela ministra ao Planalto, ela pedia que Bolsonaro retirasse da lei de proteção aos indígenas a obrigação de União, estados e municípios fornecerem itens como água potável; materiais de limpeza, higiene e desinfecção; leitos de UTI; ventiladores pulmonares; e materiais informativos sobre a covid-19. O veto de Bolsonaro , no entanto, foi derrubado pelo Congresso Nacional.

Outra polêmica, envolvendo Damares e os povos indígenas, em 2019, ganhou grande repercussão, após a ex-ministra ser acusada por indígenas de sequestrar crianças. Segundo a revista Época, indígenas afirmaram que a criança foi levada do Xingu e nunca devolvida. Damares, porém, se justificou dizendo ser "cuidadora" da hoje adolescente e que ela não havia perdido o contato com familiares. 

O Correio entrou em contato com a equipe de Damares Alves, que informou que ela não irá se manifestar.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Damares é um dos assuntos mais comentados do Brasil
    Damares é um dos assuntos mais comentados do Brasil Foto: Reprodução/ @drbrunogino
  • @RaulCosmo1
    @RaulCosmo1 Foto: Reprodução Twitter
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE