MATO GROSSO DO SUL

Polícia resgata duas crianças em situação de abandono pelos pais

Um morador que reside na mesma rua da família das crianças percebeu o choro dos menores, tão alto "que dava para ouvir há metros de distância"

Correio Braziliense
postado em 24/01/2023 16:50 / atualizado em 24/01/2023 16:51
 (crédito: Chico Ribeiro/Gov. de MS)
(crédito: Chico Ribeiro/Gov. de MS)

Duas crianças, uma de 3 e outra de 5 anos, foram resgatadas, nesta terça-feira (24/1), por agentes da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) de Campo Grande (MS), após denúncia de um vizinho que gravou os menores sozinhos em casa, sem supervisão dos pais. Os responsáveis foram localizados e podem responder por abandono de incapaz.

O caso ocorreu no bairro Santa Carmélia e foi noticiado pelo portal de notícias local Primeira Página. Um morador que reside na mesma rua da família das crianças percebeu o choro dos menores, tão alto “que dava para ouvir há metros de distância” da residência em que moram.

O denunciante informou à Polícia que as crianças começaram a chorar por volta das 6h desta terça-feira (24/1) e continuaram até as 9h, quando ele decidiu chamar a polícia. As crianças foram resgatadas do local por conselheiros tutelares e os pais foram localizados e detidos pela Polícia Militar para prestarem esclarecimentos sobre a situação.

O vizinho contou aos policiais que os pais deixam os filhos sozinhos pelo menos três vezes por semana. Sem cuidados, elas vão até o portão da casa, choram e gritam — nessas ocasiões, o homem diz ter o hábito de oferecer água e comida para os menores.

Além do abandono, o homem afirma que as crianças são tratadas com violência, principalmente uma delas, que é um menino que tem problemas na fala. De acordo com ele, o responsável — que ele não soube informar se é pai ou padrasto — sempre o xinga por conta do problema.

“É doloroso. Sou pai também, é triste ver uma situação dessas. Os pais deveriam dar carinho, tratar bem. Essas crianças vivem em um lar tóxico, com agressões. Isso vai refletir na vida delas”, lamentou o vizinho à Primeira Página.

O denunciante também afirmou que registrou um boletim de ocorrência contra os responsáveis por ter se sentido ameaçado após fazer a denúncia.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE