RANKING DE 2022

MG lidera lista de trabalho escravo com mais de 40% dos casos do Brasil

Estado lidera ranking por dez anos consecutivos. Em Minas também foi feita a operação que encontrou mais trabalhadores em condições análogas à escravidão

Bernardo Estilac - Estado de Minas
postado em 30/01/2023 12:06 / atualizado em 30/01/2023 12:07
 (crédito:  Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(crédito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Minas Gerais foi o estado com maior número de trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em 2022. Levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e Economia mostra que 1.070 ocorrências foram registradas em território mineiro no ano passado.

O estado lidera a lista por dez anos consecutivos e o número de 2022 é o maior desde 2013, quando 1.132 pessoas foram resgatadas em condições análogas à escravidão. Em média, de acordo com dados do ministério, 500 trabalhadores são encontrados nessa situação em Minas na última década.

Neste sábado, 28 de janeiro, é lembrado o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, data instituída em homenagem aos fiscais assassinados na Chacina de Unaí, Noroeste de Minas, em 2004.


Entre as 462 ações de fiscalização realizadas no Brasil no ano passado, a que encontrou mais trabalhadores em situação de exploração também aconteceu em Minas Gerais. Em Varjão de Minas, no Alto Paranaíba, 273 pessoas foram resgatadas em uma fazenda de cana-de-açúcar. Ao todo, no país, foram resgatados 2.575 pessoas em contexto semelhante ao da escravidão.

O número de trabalhadores resgatados só na fiscalização feita em Varjão de Minas já é superior ao total de casos no segundo estado da lista, Goiás, que teve 271 pessoas encontradas em situação análoga à escravidão em 2022. Na sequência, fechando a lista com mais de 100 ocorrências, vem o Piauí, com 180; Rio Grande do Sul, com 156; São Paulo, com 146; e Mato Grosso do Sul, com 121.

No total, foram feitas 462 fiscalizações no país, sendo 32% delas feitas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM). As ações alcançaram um total de mais de R$ 8 milhões em indenizações. Além disso, 1.122 trabalhadores alcançaram a formalização de contratos de trabalho, com o recolhimento de mais de R$ 2,8 milhões a partir do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Perfil dos trabalhadores

De acordo com levantamento do Ministério do Trabalho e Previdência, 92% dos trabalhadores resgatados eram homens, 29% destes com idade entre 30 e 39 anos. 35 crianças e adolescentes foram resgatados no ano passado.

Em relação à raça, 83% das pessoas encontradas em situação análoga à escravidão se autodeclaram negros ou pardos, 15% brancos e 2% indígenas.

Dos 2.575 trabalhadores resgatados, 148 eram migrantes de outros países, o dobro do registrado em 2021. Destes, 101 são paraguaios, 25 bolivianos, 14 venezuelanos, 4 haitianos e 4 argentinos.

A maior parte dos resgates, 73%, acontece na área rural, em plantações (especialmente de cana-de-açúcar, alho e café), na pecuária e na produção de carvão vegetal. No meio urbano, as ocorrências foram registradas na construção civil, restaurantes e confecção de roupas.

Denúncias de trabalho em condições análogas á escravidão podem ser feitas pelo Sistema Ipê do Ministério do Trabalho e Previdência.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE