tragédia

Vítimas de tragédia no litoral de SP sofrem com saques aos donativos

Não bastasse a perda de vidas e patrimônio, há relatos de que houve roubo nos veículos que levavam doações às vítimas das chuvas

Henrique Lessa
postado em 23/02/2023 03:55
 (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
(crédito: Ricardo Stuckert/PR)

No quarto dia de buscas pelas vítimas das chuvas que castigaram o litoral norte paulista, subiu para 48 número de mortos, sendo sete crianças. Mas o número de vítimas pode ser maior, pois as equipes de salvamento buscam por pelo menos 36 desaparecidos, segundo o último informe de ontem da Defesa Civil.

Mas, para piorar a situação, há relatos de que veículos que transportavam doações aos desabrigados e desalojados foram alvo de ataques, segundo o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. "Estão saqueando caminhonetes com mantimentos doados. Coloquei o (Batalhão de) Choque para acabar com isso", afirmou ao portal G1. A falta de empatia com as vítimas da tragédia já havia sido denunciada quando houve relatos de que comerciantes estavam cobrando mais de R$ 90 por um litro de água.

Buscas

As buscas por mais corpos de vítimas dos deslizamentos aconteceram de forma mais intensa com a trégua da chuva ontem, mas a Defesa Civil aponta que ainda há riscos de que mais encostas venham abaixo, uma vez que a meteorologia previa o retorno dos temporais. Cerca de 200 bombeiros, com o apoio de mais 100 militares do Exército, estão empenhados na busca de sobreviventes, mas a cada dia que passa diminuem as esperanças de que alguém seja tirado com vida debaixo do lamaçal.

Apesar de o risco de novos desmoronamentos ainda ser alto, moradores das áreas condenadas pela Defesa Civil relataram medo de saques e resistem em abandonar suas casas. Tarcísio, porém, acredita que o reforço no policiamento coibirá invasões a residências que foram abandonadas.

"Trouxemos ontem (terça-feira) 80 policiais do Choque para fazer o policiamento e impedir saques", disse o governador. Para ontem, a estimativa é de que mais 300 policiais se juntariam na proteção aos locais afetados pelas quedas de barrancos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, 462 policiais militares estão empenhados nas missões de busca e salvamento e contam com oito helicópteros e cinco embarcações da corporação na logística de busca e salvamento.

Uma decisão da Justiça, porém, autoriza o governo a usar a força para obrigar os moradores a deixar as áreas de risco. Freitas, porém, destacou que uma medida extrema como essa só deve acontecer em último caso.

"Obrigar é muito complicado. Vamos fazer de tudo para que a pessoa saia", explicou. Até o momento, mais de mil moradores da Barra do Sahy, localidade mais atingida pelos deslizamentos, foram levados para um abrigo provisório.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE