Flotilha iraniana

Marinha autoriza que navios iranianos ancorem no Rio de Janeiro

Decisão vale a partir deste domingo (26/2) para os navios de guerra Iris Makran e Iris Dena, e vai até o próximo sábado (4/2)

Victor Correia
postado em 26/02/2023 21:31 / atualizado em 26/02/2023 21:31
 (crédito: Iran Press)
(crédito: Iran Press)

A Marinha do Brasil autorizou a entrada e ancoragem de dois navios de guerra iranianos na costa e no porto do Rio de Janeiro. A decisão vale a partir deste domingo (26/2) e vai até o sábado (4/3). A decisão vai de encontro a pedido do governo dos Estados Unidos.

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira (24/2), e vale para os navios Iris Makran e Iris Dena, da marinha iraniana. "No que diz respeito ao desembarque da tripulação e convívio social, esses estarão sujeitos às normais sanitárias vigentes em conformidade com as condições epidemiológicas na ocasião da visita", diz o despacho, assinado pelo vice-chefe do Estado-Maior da Armada, o vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.

Decisão contraria apelo dos Estados Unidos

O Iris Makran é um antigo petroleiro, usado no transporte de combustíveis, convertido para navio de guerra em 2020. Com 228 metros de comprimento, é o maior navio militar do país. Ele é usado como um navio de logística, para dar suporte a operações militares, e pode carregar de 5 a 7 helicópteros. Já o Iris Dena é uma fragata de 96 metros de comprimento. As duas embarcações compõem a 86ª flotilha da marinha  do Irã.

No dia 15 de fevereiro, em coletiva na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, a embaixadora Elizabeth Bagley foi questionada sobre a possível entrada dos navios iranianos em águas brasileiras. "Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em lugar nenhum", respondeu a diplomata.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE