Censo 2022

IBGE conclui coleta de dados do censo e inicia etapa de apuração

A apuração dos dados coletados teve início nesta quarta-feira (1º/3). O IBGE ressalta, porém, que equipes podem voltar a visitar o domicílio em regiões pontuais para confirmação

Victor Correia
postado em 01/03/2023 10:49 / atualizado em 01/03/2023 10:50
 (crédito: Helena Pontes/Agencia IBGE )
(crédito: Helena Pontes/Agencia IBGE )

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou ontem (28/2) a coleta de dados do Censo Demográfico, atingindo 91% da população brasileira, e inicia nesta quarta-feira (1º/3) a etapa de apuração dos dados. Os primeiros resultados do censo serão divulgados no fim de abril, como previsto inicialmente pelo instituto. O IBGE ressaltou, porém, que os recenseadores devem voltar a campo para visitar domicílios em regiões onde pode ter havido falhas na coleta.

“Com o censo, podemos definir políticas públicas mais focalizadas e, portanto, mais efetivas”, declarou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Ao conhecermos com clareza quantos somos em cada município, como cada um de nós vive, como são nossas famílias e nossas realidades, passamos, também, a pensar em aprimoramento de políticas em áreas como saúde, educação, benefícios sociais, infraestrutura urbana, logística e tecnológica”, acrescentou. O IBGE é vinculado à pasta chefiada por Tebet.

Segundo o IBGE, 189.261.144 pessoas foram alcançadas pelo censo, o que representa 91% da população brasileira. Em alguns estados, como Piauí, Paraíba e Santa Catarina, a proporção chegou a 96%. A Etapa de Apuração, que se inicia hoje, é realizada pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC) com base nos dados coletados pelo país. Nesse período, os supervisores do IBGE podem determinar o retorno a locais específicos, por exemplo, para conferir dados ou confirmar os imóveis encontrados vazios.

“Criamos um comitê de fechamento do censo, que inclui oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa de apuração, que trabalharão em sintonia direta com os demógrafos do próprio IBGE”, explicou o presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo.

Teste de qualidade

Também está em curso a chamada Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), etapa do Censo que visa a coleta de dados para avaliação da qualidade da coleta no censo. A operação utiliza dados de cerca de 1,5% dos setores recenseados, com o objetivo de determinar se houveram imprecisões e onde elas foram notadas.

Em nota, o IBGE explicou que o processo é realizado desde o Censo Demográfico de 1970. “Ela tem por princípios básicos a independência e a igualdade de condições em relação ao censo. Para garantir tais princípios, a PPE utiliza os mesmos conceitos e fundamentos adotados no censo, bem como os mesmos instrumentos de coleta e supervisão”, afirma o Instituto.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE