Dia Nacional do Braille

Google homenageia José Álvares de Azevedo, disseminador do braille no Brasil

O Doodle deste sábado (8/4) celebra os 189 anos do Patrono da Educação dos Cegos no Brasil

Débora Oliveira
postado em 08/04/2023 19:38 / atualizado em 08/04/2023 19:39
 (crédito: Reprodução/Google)
(crédito: Reprodução/Google)

O Doodle do Google deste sábado (8/4) celebra o aniversário de 189 anos de José Álvares de Azevedo. Conhecido por ser um grande defensor da educação de deficientes visuais no Brasil, ele foi o responsável por trazer o braille ao país, após conhecer o sistema de escrita com pontos em relevo utilizado para a alfabetização e comunicação de pessoas com deficiência visual desenvolvido por Louis Braille na França.

A data marca ainda o Dia Nacional do Braille. Para ver a homenagem, basta acessar a página de pesquisa do Google pela rede de computadores do Brasil. José Azevedo nasceu cego, em 1834, no Rio de Janeiro. Inteligente e com instinto para investigar o mundo por meio do toque, foi enviado ao exterior para estudar e se desenvolver na única escola especializada em ensino para pessoas com deficiência visual do mundo naquela época, o Instituto Real dos Jovens Cegos de Pari.

Lá, ficou dos 10 aos 16 anos de idade. Ao concluir os estudos, retornou para o Brasil em 1950 com a ideia de disseminar o mesmo ensino que teve e lutou para conseguir fundar a primeira escola para pessoas com deficiência visual no país. Aos 16 anos, José Azevedo começou a dar aulas para pessoas cegas e chegou, até mesmo, a ter uma audiência com D. Pedro II para apresentar a ideia da escola que desejava construir. O imperador abraçou a causa e, assim nasceu o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, que atualmente leva o nome de Instituto Benjamin Constant.

Álvares de Azevedo trabalhou ativamente nas atividades iniciais para a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, mas não conseguiu ver a escola que idealizou ser inaugurada. O jovem professor faleceu seis meses antes, em 17 de março, vítima de tuberculose, aos 19 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE