Homenagem

Doodle do Google homenageia primeira travesti a atuar em novela no Brasil

Cláudia Celeste marcou a teledramaturgia brasileira ao participar das novelas 'Espelho mágico' (1977) e 'Olho por olho' (1988), na TV Globo e na Rede Manchete, respectivamente

Camilla Germano
postado em 22/08/2022 14:15
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A ilustração no topo de busca do Google — também conhecido como Doodle — está homenageando, nesta segunda-feira (22/8), a primeira travesti a atuar em novelas do Brasil. Cláudia Celeste fez história atuando em folhetins na década de 70 e 80.

Cláudia nasceu em 1952 no Rio de Janeiro e fez a transição de gênero após anos servindo no exército e trabalhando em um salão de beleza.

Na arte, começou a carreira como dançarina em bares noturnos muito famosos do Rio, que eram conhecidos por receber outros nomes da música do país, como Elis Regina.

Em 1975 ela estrelou no longa de comédia Motel e, em 1976 foi declarada campeã do prêmio que na época era conhecido como Miss Brasil Gay e hoje, é chamado de Miss Brasil Trans.

Foi após ganhar notoriedade ao vencer o prêmio que recebeu o convite para a novela Espelho mágico, exibido em 1977 na Tv Globo, para poder usar sua técnica vocal. No entanto, a participação não foi sem polêmicas.

A notícia da participação da Cláudia repercutiu na mídia e foi assim que o produtor Daniel Filho do folhetim descobriu sobre a transsexualidade dela e as cenas da atriz não foram mais exibidas.

Em 1988, conseguiu um novo papel em novelas, na obra Olho por olho (1988), exibida na Rede Manchete. Cláudia interpretava uma travesti chamada Dinorá.

A data escolhida para a homenagem do Doodle desta segunda é justamente o dia em que a personagem dela na novela fez sua primeira aparição.

A atriz morreu em 13 de maio de 2018 após ter complicações de pneumonia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação