PUNIÇÃO

Entenda por que compartilhar fotos da Marília Mendonça morta é crime

As punições vão desde a esfera penal, até o direito civil. A mãe de Marília Mendonça, dona Ruth Moreira, comentou o vazamento das fotos do corpo da cantora tiradas durante a autópsia no IML

Francisco Artur
postado em 14/04/2023 14:18 / atualizado em 14/04/2023 14:22
 (crédito: Youtube/Reprodução)
(crédito: Youtube/Reprodução)

Quem divulgar e compartilhar fotos de Marília Mendonça morta e outros cadáveres pode ser punido pelo crime de vilipêndio. De acordo com o artigo 212 do Código Penal, pessoas que cometem este ato podem pegar de um a três anos de prisão, além de ter de pagar multa. 

Além disso, a pessoa que divulga imagens do cadáver de Marília Mendonça e de outros corpos mortos pode ser responsabilizada pela esfera civil do direito. Segundo o advogado criminal Richard Lacrose, os familiares de Marília Mendonça, por exemplo, podem entrar com pedido de danos morais.

"Acessar e divulgar fotos de corpos mortos são questões de responsabilidade civil. Ou seja, a família do cadáver exposto pode entrar na esfera civil com pedido de danos morais, em virtude da exposição da imagem da pessoa falecida", argumentou o especialista.

Outro crime relacionado a essa lamentável atitude é o delito de tornar público processos sigilosos - como a investigação da morte da cantora. Nesse caso, a punição seria para a pessoa - ou o grupo no Instituto Médico Legal (IML) de Minas Gerais - que vazou as imagens da artista. 

"Em procedimentos sigilosos, sobretudo os de natureza investigativa, é obrigação do Estado zelar pela guarda e proteção das informações e dos documentos que estão sua tutela, de modo que, sendo comprovado que agentes públicos foram responsáveis pela captação ou divulgação, eles também serão alvos de responsabilização criminal", falou o advogado Sergio Vieira, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados.

Estado de choque

A mãe de Marília Mendonça, dona Ruth Moreira, comentou nesta sexta-feira (14/4) o vazamento das fotos do corpo da cantora tiradas durante a autópsia no IML, após morrer em um acidente aéreo em novembro de 2021. 

Ela fez um desabafo emocionado, ressaltando que o neto Léo, 3 anos, filho de Marília com o cantor Murílo Huff, já entende os fatos. "Está tudo bem com a família. Apesar de o episódio ter acontecido ontem, eu não me pronunciei ontem por causa do Leozinho. Ela já entende tudo o que eu falo e também já entende quando acontece alguma coisa", afirmou Ruth.

"A família está chocada com tanta monstruosidade. Mas isso também não me surpreende", acrescentou.

Ele reforçou o pedido para que ninguém reproduza as fotos que foram vazadas. "Não compartilhem disso. Isso é crime. Não deem audiência para criminoso, porque você vai estar cometendo aí um crime também. E vou dizer: não compactuem com isso! O que a gente planta, a gente colhe. Por isso eu disse que ele (a pessoa que fez isso) vai lembrar de mim em algum momento", concluiu ela.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE