ARMAMENTO

PF faz operação para prender CACs que não preenchem requisitos legais

O prazo para recadastrar as armas terminou na quarta-feira (3/5). Segundo a PF, os presos na Operação Day After estão sendo conduzidos às unidades da corporação em todo o Brasil

Correio Braziliense
postado em 04/05/2023 09:21
 (crédito: Pixabay/Reprodução)
(crédito: Pixabay/Reprodução)

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (4/5), mandados de prisão em todo país contra caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) que não recadrastaram armas de fogo ou têm mandados de prisão em aberto por crimes violentos. Segundo o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, essa será uma linha permanente de trabalho da PF.

O prazo para recadastrar as armas terminou na quarta-feira (3/5). "Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas", escreveu o ministro Flávio Dino no Twitter.

Segundo a PF, os presos na Operação Day After estão sendo conduzidos às unidades da corporação em todo o Brasil e, em seguida, serão encaminhados ao sistema prisional dos respectivos estados. No final do dia, a PF divulgará um balanço com os resultados da operação.

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), que abriga os dados da Segurança Pública no país, e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), em que são registrados as informações dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) passaram a ter os dados compartilhados.

A falta de integração dos sistemas era o que não permitia ao Exército investigar antes de conceder a autorização da CAC ao solicitante, se a pessoa tinha algum problema com a Justiça ou se era suspeita de cometer algum crime. Isso porque o sistema de segurança pública é acessado pelas polícias estaduais e federais para fazer o rastreio de armas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE