Devastação

Desmatamento no Cerrado bate recorde no acumulado do ano

Segundo dados do Inpe, desmate do bioma chegou a 2.133 km², enquanto a Amazônia apresentou queda no mês de abril

Mariana Albuquerque*
postado em 05/05/2023 10:10 / atualizado em 05/05/2023 10:11
 (crédito: CBMDF/Divulgação)
(crédito: CBMDF/Divulgação)

Apesar de os olhares estarem voltados à Amazônia, o acumulado de alertas de desmatamento no Cerrado em 2023 preocupa, chegando a 2.133 km². Recorde para os quatro primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2019 para o bioma, o número equivale aproximadamente a duas vezes o tamanho da cidade de Belém (PA) em área. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (5/5) pelo sistema Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os estados cobertos pelo bioma com os maiores índices de desmatamento neste primeiro trimestre foram Bahia (568 km²), Piauí (215 km²), Tocantins (152 km²) e Maranhão (138 km²).

Desmatamento na Amazônia continua

na Amazônia Legal, uma área que engloba nove estados do Brasil, o acumulado de alertas de desmatamento em abril foi de 288 km². Com essa taxa, a Amazônia registrou a 3ª menor marca do período da série histórica.

Mesmo com a baixa histórica no mês de abril, contudo, a Amazônia foi o segundo bioma mais devastado durante todo o trimestre de 2023, com mais de 840 km² desmatados. Mato Grosso, Amazonas e Pará foram os estados com os maiores índices de destruição.

Vale destacar que o Sistema Deter emite alertas de desmate com o objetivo de orientar ações do Ibama e outros órgãos de fiscalização. Os resultados representam um alerta precoce, mas não são os dados fechados. Ou seja, o desmatamento pode ser ainda maior.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação