Resgate

Oito trabalhadores são resgatados em condição análoga à escravidão em Goiás

As vítimas trabalhavam na extração de varas de bambu em uma fazenda no município Nova Glória, na região central de Goiás

Mariana Albuquerque*
postado em 11/05/2023 13:44 / atualizado em 11/05/2023 13:46
 (crédito: Divulgação/Superintendência Regional do Trabalho em Goiás)
(crédito: Divulgação/Superintendência Regional do Trabalho em Goiás)

Uma operação do Ministério do Trabalho resgatou oito trabalhadores em condição análoga à escravidão em uma fazenda de bambu no município Nova Glória, na região central de Goiás. A operação aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio.

As vítimas trabalhavam na extração de varas de bambu. Segundo as investigações, os trabalhadores nunca receberam salários, apenas vales de R$ 10 a R$ 50. A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTE-GO), afirmou que o patão chegou a ser preso.

A fiscalização definiu o local onde os trabalhadores foram encontrados em condições subumanas. Os alojamentos não tinham camas, roupas de cama, foram encontrados colchões velhos e sujos no local, não haviam armários individuais nem locais adequados para o preparo de refeições.

Tudo que as vítimas tinham, como acesso à água, alimentos e equipamentos de proteção, era descontado do salário indevidamente pelo empregador.

*Estagiário sob supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação