Gripe Aviária

Suspeita de gripe aviária em funcionário de parque é descartada

Segundo o Ministério da Saúde, outros dois casos no Espírito Santo com sintomas similares aos da doença seguem aguardando resultado do teste

Correio Braziliense
postado em 20/05/2023 21:10
 (crédito:  Reprodução/Noticias Agricolas)
(crédito: Reprodução/Noticias Agricolas)

O Ministério da Saúde informou neste sábado (20/5) que descartou a suspeita de gripe aviária de um funcionário do Parque Fazendinha, no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave com a doença.

Somente um dos 33 funcionários estava sob observação e aguardando o resultado do teste. "O resultado divulgado hoje informa que o caso suspeito teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos testados – ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e dois testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B)", diz o comunicado da pasta.

Segundo a pasta, houve no estado a notificação de outros três casos com sintomas similares aos da gripe aviária, sendo que um já foi descartado. Os dois pacientes restantes já colheram amostras e aguardam o resultado. Ambos seguem isolados e monitorados pelas equipes de saúde.

"As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. O Ministério da Saúde orientou busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais", completou o MS.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação