Após atrasos

IBGE encerra apuração de dados do Censo neste domingo

Segundo o Instituto, os primeiros dados definitivos da população brasileira serão divulgados em um mês, no dia 28 de junho. Até o final do ano, 80% a 90% dos dados devem estar prontos

Victor Correia
postado em 28/05/2023 20:53
 (crédito: Helena Pontes/Agencia IBGE )
(crédito: Helena Pontes/Agencia IBGE )

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta domingo (28/5) a apuração dos dados coletados para o Censo Demográfico de 2022. Segundo o instituto, os primeiros dados definitivos de população serão divulgados daqui a um mês, em 28 de junho.

A ideia é que entre 80% e 90% dos dados do Censo sejam publicados até o final do ano. Realizado a cada dez anos, e previsto para 2020, o levantamento foi adiado por conta da pandemia da covid-19. Neste final de semana, o IBGE realizou uma última coleta residual.

Censo enfrentou dificuldades

A fase principal de coleta de dados foi encerrada em 1º de março, mas as equipes do instituto continuaram sendo enviadas a locais estratégicos onde houveram dificuldades de acesso. O instituto fez ainda uma operação especial na Terra Indígena Yanomami, onde a coleta foi prejudicada inicialmente por conta da remoção de garimpeiros ilegais feita pelo governo federal.

Além do atraso por conta da pandemia, o IBGE também enfrentou atrasos por restrições orçamentárias. A previsão original era que a coleta fosse encerrada em outubro do ano passado, com apenas três meses de atuação. Desde o início, porém, recenseadores reclamaram dos baixos salários e da falta de pagamento, e chegaram a ameaçar greves. Também afetaram o levantamento a alta taxa de recusa dos cidadãos para receber os servidores, e as fake news divulgadas sobre a coleta de dados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação