Semana do Meio Ambiente

Voluntários retiram R$ 3 mil em moedas jogadas nas Cataratas do Iguaçu

Ação realizada nesta segunda (5), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, incentivou a retirada de moedas jogadas no local

André Vinícius Pereira*
postado em 05/06/2023 20:41
 (crédito: Reprodução/Instagram @cataratasdoiguacu)
(crédito: Reprodução/Instagram @cataratasdoiguacu)

Um grupo de voluntários e funcionários do parque das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Parará, comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 5 de junho, com uma ação para retirar moedas jogadas nas águas por visitantes da atração.

Ao todo, 158 quilos e 800 gramas de moedas, de cerca de 40 países, foram retiradas da água. A maioria já estava em processo de corrosão. O valor reunido alcança aproximadamente R$ 3 mil, que será destinados em um projeto ambiental do Parque Nacional.

A baixa vazão das Cataratas do Iguaçu auxiliou na realização do serviço. Nesta segunda-feira, foi de 466 mil litros de água por segundo, bem inferior ao valor médio, de cerca de 1,5 milhão de litros por segundo.

A concessionária Urbia Cataratas, em conjunto com o ICMBio, realiza, de 5 a 11 de junho, diversas atividades ambientais em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As ações serão concentradas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e na cidade de Capanema.

Parque Nacional do Iguaçu realiza Semana do Meio Ambiente

A limpeza realizada no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu abre as iniciativas da Semana do Meio Ambiente. Mesmo com a proibição de arremesso de qualquer objeto na água, turistas costumam jogar moedas para realização de pedidos.

Na quarta-feira (7/6), biólogos realizarão uma ação especial com escolas da região, desenvolvendo atividades de sustentabilidade, consumo consciente e diminuição de resíduos. Essa iniciativa será desenvolvida no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

No sábado (10/6) e domingo (11/6), a equipe do parque e moradores da comunidade vão realizar o plantio de 84 mudas de árvores nativas às margens do parque, em Capanema. Será uma homenagem à idade da unidade de conservação, que completou 84 anos no dia 10 de janeiro.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação