Quatro mulheres negras denunciaram terem sido vítimas de racismo dentro de um restaurante de um shopping de luxo em Cotia, na grande São Paulo. As vítimas são da mesma família e estavam no local junto com o namorado de uma delas, que é branco, quando foram hostilizadas por uma mulher, que chegou a imitar um macaco e apontar para elas.
O caso ocorreu no último sábado (8/7) e foi registrado por câmeras de segurança do restaurante. Nas imagens, é possível ver o momento em que a mulher, em pé ao lado da mesa, parece irritada depois que uma das vítimas passou próximo a ela. Um homem, que aparentemente estava com ela no local, surge, pega um casaco que estava em cima de uma cadeira e tenta tirar a mulher do local, mas ela o empurra e se recusa a ir.
Em seguida, a mulher olha para a mesa em que estão as quatro vítimas e imita um macaco. Momentos depois, uma das vítimas se levanta para ir ao banheiro, a agressora passa por ela e começa a rir. Um homem branco e outra negra aparecem e tentam conter a racista.
Ao G1, Rozinei da Silva Mendes, de 45 anos, uma das vítimas que estava com duas irmãs, uma prima e o marido de uma delas no local, falou que o gerente do restaurante informou que a mulher que fez gestos racistas era frequentadora do estabelecimento.
O caso foi registrado como crime de preconceito de raça ou de cor, na 2ª Delegacia de Polícia de Cotia, onde Rozinei e as familiares serão ouvidas nesta quarta-feira (12/7) e os policiais trabalham para identificar a autora dos atos racistas.
Saiba Mais
- Brasil Veja os voos cancelados no aeroporto de Florianópolis após avião derrapar
- Brasil Por que Brasil está no topo de ranking de países onde mais se acredita em Deus
- Brasil O que explica multiplicação de templos evangélicos no Brasil
- Brasil Brasil tem 21,1 milhões de pessoas passando fome, diz relatório da FAO
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.