Acidente

O que se sabe sobre queda de helicóptero da Marinha em Formosa

As informações preliminares apontam que a aeronave pegou fogo ao tocar no solo e que duas pessoas morreram no acidente

Renato Souza
Camilla Germano
Victor Correia
postado em 08/08/2023 18:32 / atualizado em 08/08/2023 19:42
Centro de treinamento do exército em Formosa, onde helicóptero caiu durante exercício operativo -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Centro de treinamento do exército em Formosa, onde helicóptero caiu durante exercício operativo - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Um helicóptero da Marinha caiu, nesta terça-feira (8/8), na região de Formosa (GO), que fica a 80km de Brasília, durante um exercício operacional na parte da tarde. Duas pessoas morreram e a polícia apura o que pode ter causado o acidente.

O Correio apurou com a Marinha e com o Corpo de Bombeiros de Goiás que 14 pessoas estavam na aeronave na hora do acidente. Além dos dois óbitos, outras 7 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital das Forças Armadas e o Hospital de Formosa. 

Segundo testemunhas, o acidente ocorreu por volta das 14h. O helicóptero sobrevoou algumas vezes a cidade, e moradores viram o momento em que ele perdeu altitude e caiu na área militar, perto da Lagoa Feia.

A área em que o helicóptero caiu foi isolada e apenas os bombeiros tiveram acesso ao local. De acordo com informações preliminares, o helicóptero pegou fogo ao tocar o solo.

Imagens obtidas pelo Correio, registradas por moradores, mostram uma fumaça preta subindo. Patrulhas de resgate militar foram deslocadas para atender as vítimas. Transeuntes também relataram a operação de busca pelos militares.

É importante frisar que a região de Formosa é conhecida por abrigar uma das principais bases de treinamento das Forças Armadas. Frequentemente, ocorrem exercícios militares conjuntos na localidade.

Confira o momento do acidente:

Apuração do caso já está em andamento: 

Após o acidente, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, emitiu nota de pesar em que lamenta a morte de dois militares após a queda da aeronave. Segundo ele, as circunstâncias do acidente já começaram a ser apuradas pela Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico.

"De acordo com a Força Naval, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha prestou socorro imediato à vítimas. Dois militares morreram no local e outros seis foram encaminhados a unidades de saúde - dois ao Hospital das Forças Armadas; e quatro ao Hospital Regional de Formosa. A Marinha informa que presta apoio aos militares e familiares dos envolvidos", diz um trecho da nota.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação