ENERGIA

Seis horas após apagão, ministério diz que sistema foi reestabelecido

A volta do sistema ocorreu às 14h30, no entanto, resta "ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades"

O apagão afetou todos os estados do Brasil, exceto Roraima, e o Distrito Federal -  (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O apagão afetou todos os estados do Brasil, exceto Roraima, e o Distrito Federal - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Francisco Artur
Talita de Souza
postado em 15/08/2023 15:31 / atualizado em 15/08/2023 15:54

Seis horas após o apagão que afetou todos os estados do Brasil, exceto Roraima, e o Distrito Federal, o Ministério de Minas e Energia afirmaram, às 15h desta terça-feira (15/8), que o Sistema Nacional de Energia foi restabelecido. De acordo com a pasta, a volta do sistema ocorreu às 14h30, no entanto, resta "ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades". 

Nas redes sociais, moradores de algumas cidades do Norte e do Nordeste afirmam estar, ainda, sem luz. Em nota publicada pelo Ministério de Minas e Energia na manhã desta terça-feira (15/8), a pasta detalha que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MegaWats de carga nos estados atingidos. A recomposição, ainda segundo o governo, vem sendo feita em todas as regiões e "9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

As causas do apagão vêm sendo apuradas pelo Ministério de Minas e Energia. "O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".

Apagão geral

A queda de energia assustou muitos brasileiros na manhã desta terça. Relatos do apagão foram publicados por usuários de redes sociais que apontaram o problema em pelo menos 10 estados: Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraíba, além do Distrito Federal. Depois, uma varredura mostrou que apenas Roraima não sofreu com o apagão. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação