O Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou, na manhã desta terça-feira (22/8), o arquivamento da representação que trata da campanha VW Brasil 70: O novo veio de novo, feita pela Volkswagen em 4 de julho, para comemorar 70 anos da empresa no Brasil.
O vídeo da campanha foi produzido por meio de inteligência artificial e simulou um dueto entre Elis Regina, falecida há 41 anos, e a filha, Maria Rita. Em nota, a Volks informou que “a utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora”.
Segundo o órgão, a representação foi motivada por manifestações contrárias e favoráveis de consumidores sobre os seguintes pontos:
- Se foi respeitoso e ético o uso no anúncio de vídeo recriando a imagem da cantora Elis Regina, falecida em 1982, feita por meio de inteligência artificial generativa híbrida, e
- Se era necessária informação explícita sobre o uso de tal ferramenta para compor o anúncio.
Por fim, “julgou-se improcedente o questionamento de desrespeito à figura da artista, uma vez que o uso da imagem foi feito com consentimentos da família e observando que Elis aparece fazendo algo que fazia em vida”, informou o Conar em nota oficial.
Sobre a necessidade do uso da ferramenta para criação de conteúdos publicitários, foi aprovada moção à direção do Conar para acompanhamento e discussão de casos e recomendações.
Sobre a campanha
O vídeo começa com Maria Rita conduzindo uma ID.Buzz – versão moderna e 100% elétrica da Kombi – enquanto canta o clássico de Belchior Como nossos pais, que fez sucesso na voz de Elis na década de 1970.
O vídeo segue com imagens de carros da empresa que marcaram gerações, como Fusca e Brasília. Então, aparece uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que encosta ao lado do carro de Maria Rita para compor o dueto. (assista ao vídeo)
*Estagiária sob supervisão de Thays Martins
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.