O novo modelo do passaporte brasileiro começou a ser emitido nesta terça-feira (3/10) pela Polícia Federal em parceria com a Casa da Moeda do Brasil. O documento de identificação só começará a ser expedido em embaixadas e consulados brasileiros a partir de 2024.
O que muda?
O design terá a temática do país, com desenhos e símbolos que homenageiam as regiões do Brasil, por meio de ícones dos biomas e da cultura de cada uma delas.
- Novo passaporte brasileiro tem atraso de quase um ano, quando mudará?
- Conheça a lista dos passaportes mais poderosos do mundo em 2023
O passaporte também conta com a implementação de elementos de segurança avançada contra qualquer tipo de falsificação ou fraude. Entre eles estão tecnologias de impressão, como marcas d 'água aprimoradas, elementos de segurança holográficos e outros recursos.
A troca do passaporte para o novo não é obrigatória, contudo ela será necessária após o término da validade do próprio, que tem validade de dez anos. O valor para emissão não haverá alteração, permanecendo em R$ 257,25.
*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br