A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, assinaram um acordo de cooperação para a criação de políticas públicas para fomentar empregos aos jovens negros, nesta segunda-feira (28/11). A ação é parte do Plano Juventude Negra Viva e do programa Caminhos Amefricanos, do governo federal.
"Cada acordo que a gente constrói e assina, a cada passo que a gente dá, nós nos orgulhamos dessa missão. A gente sabe que nunca vai ser uma missão fácil, nós estamos em um país que muita gente insiste em dizer o contrário do que nós comprovamos por dados. Então, cada política que nós fizemos desde o início é uma conquista", afirmou a ministra durante a cerimônia.
- Marielle vira selo e ministra diz: "Temos que homenagear mulheres negras em vida"
- Racismo e estereótipos geram problemas mentais em negros, diz especialista
- Anielle Franco sobre igualdade racial no Brasil: "Estamos avançando"
Através da parceria, o Sebrae poderá propor medidas e estratégias, a partir de dados e análises, em prol da promoção dos pequenos negócios comandados por pessoas negras. De acordo com a ministra, o Plano Juventude Negra Viva "além de trabalhar contra a letalidade que atinge os jovens negros, também vai atuar sob a criação de oportunidades de empregabilidade, empreendedorismo e educação". Já através do Caminhos Amefricanos, haverá intercâmbio de jovens negros para conhecer ações educacionais de empreendedorismo em Moçambique, no sul africano.
"O Brasil não pode mais continuar desprezando a sua própria alma. A grande maioria do nosso povo são negros. Queremos atender a nossa juventude para manter uma relação com um país irmão que é Moçambique e o Sebrae abraça essa causa com muita ternura", afirmou o presidente do Sebrae.