EPIDEMIA

Secretário de Saúde do Acre alerta para novo surto de dengue

Com a baixa de água das enchentes, novos focos de reprodução do mosquito podem surgir

Operação de limpeza e combate ao mosquito da dengue: atenção às típicas doenças pós-alagamento -  (crédito:  Carlos Vieira CB/DA Press)
Operação de limpeza e combate ao mosquito da dengue: atenção às típicas doenças pós-alagamento - (crédito: Carlos Vieira CB/DA Press)
postado em 24/03/2024 03:55

Rio Branco — Após ser duramente atingido pelas enchentes, com a baixa das águas, o Acre pode voltar a enfrentar picos nos casos de dengue, além de diversas outras doenças associadas ao alagamento. Segundo o secretário de Saúde do estado, o médico Pedro Pascoal, quando a água inunda, as larvas podem ser levadas. Só que depois é grande a possibilidade de o quadro se agravar.

"O ambiente mais propício para o mosquito é a água parada. Com a chuva, os pontos de água parada foram lavados. Mas agora, após a enchente, novos pontos de água parada poderão se formar", explica Pascoal.

Para o secretário, o risco é a dengue superar o pico da segunda semana epidemiológica do ano, no início de janeiro, quando o estado chegou, proporcionalmente, à quarta posição em número de casos no país. Na ocasião, registrava um crescimento de 350% no número de casos em comparação com 2023. Depois, com as chuvas, o índice caiu. Agora, na 10ª semana epidemiológica, a alta está menor, em "apenas" 264%. "É grande a possibilidade de se ultrapassar o pico de janeiro", alerta o médico.

Conforme os dados do controle epidemiológico, até o momento, as variantes do vírus da dengue predominantes no Acre são as de tipo 1 e 2, menos propensas a causar os casos mais graves da doença.

"Por sorte, nós não tivemos nenhum paciente que evoluiu para a forma grave da doença. Nosso rastreio mostrou que o vírus circulante é do tipo 1 e 2, com os pacientes não tendo a necessidade de internação em unidade de terapia intensiva", pondera o secretário.

Vacina

O Acre conseguiu junto ao governo federal ser o primeiro estado da Região Norte a receber a vacina contra a dengue. O imunizante é destinado às crianças de 10 a 14 anos, população mais propensa a desenvolver as formas graves.

Apesar da entrega rápida da vacina, a imunização está muito distante do ideal. O estado recebeu 66 mil doses, o suficiente para imunizar 33 mil pessoas. Mas, até o momento, apenas 2.857 crianças tiveram a primeira dose aplicada. O esforço em divulgar a imunização não tem sido suficiente para reverter a baixa procura. O desinteresse é creditado, em parte, à atuação de movimentos antivacina no estado, aponta Pascoal.

"Infelizmente, só 2.857 doses foram aplicadas. O esforço do estado para ser o primeiro a ser contemplado (com a vacina) foi gigantesco, só que não existe a procura pela população. O estado do Acre tem uma particularidade, que é um movimento antivacina. Em 2017, foi até mesmo criada uma associação, com CNPJ, sem nenhuma base científica, desse movimento", lamenta.

O secretário refere-se à Associação Brasileira de Vítimas de Vacinas e Medicamentos (Abravac), registrada e com sede no Acre. A entidade afirma ser formada por mães de crianças que teriam sofrido reações adversas com a vacina contra o HPV. A Abravac é contrária à aplicação do imunizante contra a dengue.

Com a baixa adesão e o recente anúncio do Ministério da Saúde de que pode redistribuir doses de vacina não utilizadas, o secretário de saúde teme não alcançar o nível de imunização, agravando o quadro de dengue no estado.

Na última semana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a medida. "Vamos fazer a redistribuição das doses que não foram aplicadas e que estão nos municípios", afirma.

Mais doenças

Além do risco de aumento nos casos de dengue, o estado está receoso da ameaça de surtos de leptospirose, tétano e hepatite. Essas são algumas das doenças típicas após inundações, pontua o secretário de Saúde.

"Nós sabemos que o período mais crítico para a saúde é o pós-alagação, 10 a 15 dias. É nesse momento que a população tem contato direto com a lama e com os dejetos da alagação, para a propagação das doenças que nós chamamos de hídricas, as hepatites, a própria leptospirose, as doenças diarreicas", descreve.

Apesar do cenário preocupante, o secretário demonstra confiança na parceria com o governo federal e na força do Sistema Único de Saúde (SUS). "Quero frisar que temos todo o apoio da ministra Nísia Trindade ao Acre, que estendeu todo o auxílio possível, estendeu a mão mesmo. Deixaram de prontidão as equipes da Força Nacional do SUS, da mesma forma como foi feito com os ianomâmis em Roraima" destaca.(HL)

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br