Rio grande do sul

Anvisa autoriza comércio de álcool 70% por conta das enchentes no RS

Decisão que busca prevenir que vítimas se contaminem com doenças relacionadas à enchentes vale até 31 de agosto

Comercialização de álcool 70% deve ser permitida até 31 de agosto -  (crédito: Breno Esaki/Secretaria de Saúde)
Comercialização de álcool 70% deve ser permitida até 31 de agosto - (crédito: Breno Esaki/Secretaria de Saúde)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, de forma temporária, a venda e doação do álcool etílico líquido 70%. A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 865/2024, que deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (10/5) visa facilitar o acesso de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul ao produto, que é eficaz contra proliferação de microrganismos.

De acordo com a reguladora, a medida é essencial neste momento, visto que algumas das vítimas "podem não ter acesso a métodos adequados de limpeza, higienização de objetos, antissepsia das mãos e outras ações fundamentais para evitar doenças relacionadas a situações de enchentes". A decisão é válida até 31 de agosto. A comercialização fica permitida até 90 dias após o fim do prazo.

Em abril, a Anvisa proibiu a venda do álcool 70% na forma líquida. A justificativa é de que o produto, que teve venda autorizada durante a pandemia de covid-19, é altamente inflamável e pode aumentar o risco de acidentes domésticos. A comercialização do álcool em gel 70% ainda é permitida. 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/05/2024 19:19 / atualizado em 10/05/2024 19:19
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação