NOVIDADES NO DESFILE

Sapucaí terá mais dias, mais tempo e até rodas de samba

Começam às 22 horas, no sambódromo da Marquês de Sapucaí, os desfiles das 12 principais escolas de samba do Rio

Começam às 22 horas, no sambódromo da Marquês de Sapucaí, os desfiles das 12 principais escolas de samba do Rio. Neste ano o que não falta é novidade. A principal delas é a divisão dos desfiles em três dias, mas também há roda de samba para encerrar cada noite, mais tempo de desfile e mudanças relativas ao julgamento.

Outra curiosidade é a concentração temática: 9 das 12 escolas vão levar à avenida temas relativos aos negros ou à história das religiões de matriz africana. Por fim, ocorrem as despedidas do intérprete mais famoso - Neguinho da Beija-Flor cantará pela última vez por Nilópolis - e de uma das rainhas mais cultuadas e invejadas da Sapucaí - Paolla Oliveira ocupará pela última vez o posto na Grande Rio.

Até 1983, todas as principais escolas de samba do Rio desfilavam em um único dia - o desfile começava à noite e não raro se estendia por mais de 12 horas, até a tarde seguinte. Em 1984, quando o sambódromo foi inaugurado, o desfile passou a ser realizado em dois dias, mas ainda se manteve em um formato cansativo.

Por isso, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, que tem 27 anos e é filho do patrono da Beija-Flor, Anísio Abrahão David, aprovou a ampliação para três noites: domingo, segunda e terça-feira. Ao final haverá uma atração adicional: uma roda de samba na Praça da Apoteose. Foram contratadas quatro rodas famosas do Rio (Cacique de Ramos, Beco do Rato, Samba do Trabalhador e Terreiro de Criolo), e cada uma vai tocar em um dia de desfile (os três dias oficiais e o desfile das campeãs, no sábado). Cada exibição deve durar uma hora e meia, das 4h30 às 6h.

Outra mudança se refere à posição das cabines dos julgadores. Todas estarão nos setores 3, 6, 9 e 10. Isso evita dupla punição, mas aumenta o tempo de desfile, pois alguns setores da escola precisam parar e se exibir perante cada grupo de jurados (mestre-sala e porta-bandeira, por exemplo, dançam diante de cada grupo de avaliadores). Por isso, o tempo máximo de desfile aumentou de 70 para 80 minutos.

Reprodução Facebook Portela -
-
Vi?tor Melo (@aka_vitao) / Acadêmicos do Grande Rio -
Gabriel Monteiro/Riotur -
Tuiutí 2025 - Instagram @paraisodotuiutioficial -
Marco Antonio Teixeira/Riotur -
Tata Barreto | Riotur -
Wikimedia Commons/Wigder Frota -
-
Magerson Bilibio/Wikimédia Commons -
Divulgação Riotur -
Divulgação -
Flickr ALEX FERRO/Riotur -
Mauro Samagaio/Wikimédia Commons -
Diego Mendes/Riotur -
Reprodução de vídeo Youtube -
Tomaz Silva/Agência Brasil -
Carnaval 2024 - Viradouro Malunguinho 2025 - Instagram @unidosdoviradouro -
Carnaval 2024 - Viradouro Malunguinho 2025 - Instagram @unidosdoviradouro -
Divulgação Riotur -
reprodução tv globo -
Wikimedia Commons/Terry George -
João Gabriel | Riotur -
Reprodução do Instagram @imperatrizleopoldinenseoficial -
Carnaval 2024 - Viradouro Malunguinho 2025 - Instagram @unidosdoviradouro -
Maurenlson Freire -
Luís Nova/Esp. CB/D.A Press -
Luís Nova/Esp. CB/D.A Press -
Luís Nova/Esp. CB/D.A Press -
Youtube/CyberCook Receitas -
Youtube/NIL ARTS NA COZINHA -
Youtube/Receitas de Pai -
Youtube/Kalimera TV -
Youtube/Hoje em Dia -
Youtube/Chef João Paulo -
-
Youtube/Receitas & Dicas com Kênia Rodrigues -
Youtube/Receitas & Dicas com Kênia Rodrigues -
Youtube/O Gibra -
Youtube/Quero Mais Receitas -
Youtube/Receitas & Dicas com Kênia Rodrigues -
Youtube/Receitas & Dicas com Kênia Rodrigues -
Youtube/Canal dos Sucos -
Youtube/Shoptime -
Youtube/Mamãe Vida Saudável -
Youtube/Simples Assim Com Sabor -
Youtube/Simples Assim Com Sabor -
Youtube/X Coisas -
Youtube/Receitas & Dicas com Kênia Rodrigues -
Youtube/ Balanço Geral Itajaí -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -

O prazo máximo do esquenta, como é chamado o período em que os intérpretes e as baterias entoam sambas antigos, também aumentou, de cinco para dez minutos. Assim, cada escola vai se exibir por uma hora e meia.

OSCAR

No intervalo entre um desfile e outro, a Liesa afirma que será anunciado nesta noite, pelo sistema de som da Sapucaí, o resultado do Oscar, a maior premiação do cinema. O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre a três estatuetas, de melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz (Fernanda Torres).

Foliões se inspiram em Fernanda Torres e criam fantasias

1ª noite terá temática negra e volta de Padre Miguel

O desfile desta noite vai reunir uma escola novata, as duas melhores de 2024 e uma das mais populares. A Unidos de Padre Miguel volta à elite após 53 anos. Ela vai falar sobre o primeiro terreiro de candomblé do Brasil, criado no século 19 em Salvador e chamado Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho.

A segunda agremiação a entrar, provavelmente a partir das 23h30, será a Imperatriz Leopoldinense, atual vice-campeã, que vai contar uma história da mitologia dos orixás: a viagem de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô.

A terceira na Sapucaí será a Viradouro, atual campeã, que deve ingressar à 1h de segunda-feira. Ela vai falar sobre Malunguinho, figura religiosa das culturas africana e indígena popular em Pernambuco.

E a última escola a se apresentar será a Mangueira, que vai discorrer sobre a presença dos povos bantos no Rio de Janeiro. Essa é a etnia da maioria dos negros que foram trazidos da África para o Brasil como escravos - e a Estação Primeira contará a influência que eles tiveram na rotina da cidade.

A segunda noite terá Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel; e a terceira: Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais Lidas