A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nessa segunda-feira (20/10), o uso de Mounjaro para tratar casos de apneia do sono em adultos obesos. A nova possibilidade amplia o alcance terapêutico do medicamento fornecido pela Eli Lilly. Ele já era utilizado para tratar diabetes tipo 2 e obesidade.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União após a assinatura da resolução, na sexta-feira (17/10). O medicamento, vendido apenas com a apresentação de uma prescrição médica, possui a tirzepatida como princípio ativo.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Em comunicado, a Eli Lilly afirmou que o uso do medicamento tem eficácia de até 80% na redução de interrupções respiratórias durante o sono (consequência da apneia). Além disso, em média, os pacientes que participaram dos estudos clínicos perderam 20% do peso corporal.
Testes mostraram que o remédio é cinco vezes mais eficaz que o placebo, usado para diminuição de pausas respiratórias para os que não usavam o CPAP, o aparelho de pressão positiva contínua usado para manter as vias aéreas abertas durante o sono.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Como assistir à chuva de meteoros Orionídeas, visível em todo o Brasil
-
Ciência e Saúde Conheça o Capotauro, o mais novo mistério que desafia a astronomia
-
Ciência e Saúde O revolucionário implante ocular que ajuda pacientes cegos a ler de novo
-
Ciência e Saúde Cientistas explicam por que malhar aumenta o gasto calórico total
-
Ciência e Saúde Descoberta no Ártico mostra como a vida é impulsionada sob o gelo marinho
-
Ciência e Saúde Chip ocular devolve leitura a pacientes com cegueira parcial
