
Um vídeo, enviado ao Estado de Minas, mostra o momento em que a água, que estava sendo represada por um dique da Mineradora Vale, na divisa entre Ouro Preto e Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, atingiu instalações da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ao menos 200 trabalhadores, no escritório, em Ouro Preto, tiveram que ser evacuados. O rompimento da estrutura aconteceu durante a madrugada deste domingo (25/1).
Três oficinas e o almoxarifado da CSN foram atingidos pela força da água. Imagens gravadas no momento do rompimento mostram que uma correnteza lamacenta foi formada e chegou a atingir 1,5 metro de altura.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Fontes ligadas à companhia informaram que, assim que houve o rompimento, o plano de ação de emergências interno da empresa foi acionado, e os profissionais foram retirados. No entanto, apesar do susto, não houve feridos.
Equipes da empresa iniciaram a limpeza da área e aguardam a fiscalização ambiental para avaliação dos danos. Até esta tarde, nenhum representante da Vale havia entrando em contato com a CSN.
A reportagem procurou a mineradora, responsável pela estrutura, mas até o momento não houve resposta.
A Defesa Civil foi acionada?
As prefeituras de Congonhas e Ouro Preto, na Região Central de Minas, enviaram equipes para confirmar o possível rompimento de um dique, administrado pela Mineradora Vale. Já a Defesa Civil de Congonhas informou que a notícia sobre o possível rompimento do dique Esmeril foi divulgada em grupos de mensagens. Até o momento, porém, o órgão não foi acionado oficialmente. Mesmo assim, como o município vizinho, deslocou equipes para a região.
De acordo com o secretário de Defesa Civil de Ouro Preto, Moisés Santos, o órgão recebeu informações sobre o possível colapso da estrutura. No entanto, até o momento, não houve um comunicado formal da Vale. Mesmo assim, equipes foram deslocadas para a região.
Em nota, a Prefeitura de Ouro Preto informou que a ocorrência teria acontecido em uma área rural do município, localizada em uma região distante tanto da sede do órgão, quanto de demais distritos. “Neste momento, agentes da Secretaria de Segurança e Trânsito, juntamente com o Departamento de Defesa Civil, estão se deslocando até o local para averiguação in loco”.

Brasil
Brasil
Brasil