
O Ministério das Mulheres e o Ministério do Esporte emitiram nota, neste sábado (21/2), repudiando a homenagem que a Associação Desportiva Vasco da Gama (AC) fez a três atletas presos, acusados de estupro contra duas mulheres no alojamento do clube.
Antes da partida, que ocorreu na última quinta-feira (19/2), contra o Velo Clube (SP), os jogadores exibiram as camisas dos jogadores que estão presos, como um gesto de homenagem, o que gerou repercussão negativa imediata nas redes sociais e também nos órgãos federais. Essa foi a mesma partida em que o goleiro Bruno, condenado pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio, fez sua estreia.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Por meio de nota, os ministérios pediram justiça e enviaram solidariedade às vítimas. "Os ministérios manifestam solidariedade às vítimas e reafirmam confiança na atuação célere e transparente da Justiça, com respeito ao devido processo legal. É inaceitável que o esporte , espaço de formação e inspiração para a juventude, seja utilizado para naturalizar ou relativizar a violência contra a mulher".
A nota afirmou ainda que o o Governo Federal é contra toda e qualquer forma de violência contra "contra meninas e mulheres, com políticas públicas que promovam ambientes seguros, justos e livres de violência".
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
