Entender o que se passa no mundo do seu filho pode ser um desafio. Crianças pequenas muitas vezes não têm o vocabulário necessário para expressar suas emoções, enquanto adolescentes podem resistir a se abrir. Consultores recomendam verificar regularmente o estado emocional das crianças. Afinal, como podemos realmente saber o que elas estão vivenciando se não perguntamos?
- Perguntas diferentes para cada faixa etária.
- Focar em situações específicas, não em sentimentos gerais.
- Sintomas físicos frequentemente revelam lutas emocionais.
Por que é importante conversar com seus filhos?
Verificar a saúde mental das crianças não precisa ser uma tarefa clínica. Pense nessas conversas como check-ins “leves” que abrem naturalmente o diálogo e ajudam você a compreender o que realmente está acontecendo no dia a dia deles. Desafios mentais não discriminam por idade — crianças de todas as idades podem enfrentar ansiedade e depressão.
O clima escolar pode influenciar fortemente a mentalidade de seu filho, portanto, faz sentido abordar questões que ofereçam insights sobre suas interações sociais e ambiente educacional. Vamos explorar mais detalhadamente as perguntas mais importantes, conforme recomendado por especialistas.
Perguntas para crianças mais novas: idades 6-11
Crianças em idade escolar muitas vezes têm respostas abrangentes e podem não entender completamente seus sentimentos. Fazer perguntas que os ajudem a articular suas emoções é fundamental.
- “Me conte sobre algo que você fez hoje. Com quem você brincou no recreio ou almoçou?” — Esta questão ajuda a revelar suas interações sociais.
- “Vejo que você está [chorando/batendo/pisando]. Pode tentar colocar em palavras como se sente?” — Importante para ajudá-los a entender e expressar suas emoções.
- “O que você quis dizer quando falou que não quer ir para a escola?” — Escute atentamente e ajude-os a identificar seus sentimentos.
Perguntas para pré-adolescentes e adolescentes: idades 12-18
Com os adolescentes, é possível se comunicar em um nível mais adulto. Eles não querem ser tratados como crianças pequenas e podem usar vocabulário mais sofisticado para discutir emoções.
- “Qual foi um ponto alto e um ponto baixo da sua semana?” — Incentiva respostas mais descritivas e oferece insights sobre seu estado mental.
- “O que aconteceu aqui?” [apontando para um machucado] — Abre espaço para discussões sobre segurança e saúde mental.
- “O que tem te preocupado ultimamente?” — Proporciona uma oportunidade de validar sentimentos e desafiar pensamentos automáticos.

Como interpretar as respostas
Dependendo da idade e personalidade do seu filho, eles podem estar mais dispostos a se abrir e fornecer detalhes. Respostas que indicam a capacidade de expressar emoções e identificar estratégias de enfrentamento são sinais positivos.
- Respostas Positivas: Manter a comunicação aberta, oferecer suporte e decidir a necessidade de envolver outras pessoas, como professores.
- Respostas Preocupantes: Monitorar de perto comportamentos que não se alinham ao padrão normal da criança.
- Respostas de Alerta: Considerar ajuda profissional imediata em casos de comportamentos ou pensamentos autodestrutivos.
Desenvolvendo conversas mais eficazes
Essas conversas nem sempre são fáceis, mas você pode torná-las mais confortáveis e produtivas para seu filho através de estratégias como:
- Escolher o momento certo para conversar.
- Manter a calma e deixar espaço para explicações.
- Reforçar que o diálogo está sempre aberto.
Quando procurar ajuda profissional
Pensamentos ou comportamentos autodestrutivos, questões de abuso de substâncias, emoções esmagadoras que não podem ser gerenciadas em casa necessitam de ajuda profissional imediata. Mesmo sem problemas aparentes, conectar seu filho a um terapeuta pode ser valioso se ele estiver relutante em se abrir com você.
- Conversas Regulares com um profissional podem proporcionar suporte adicional e uma rede segura para seu filho.
- Esclarecimento com especialistas ajuda a navegar e compreender situações complexas.
- Certifique-se de que seu filho sabe que você está disponível quando ele estiver pronto para compartilhar.









