A busca por uma solução simples que promova um sono reparador e, ao mesmo tempo, auxilie no emagrecimento é um desejo comum. É crucial e inegociável afirmar desde o início: não existe um chá com o poder de “queimar gordura” enquanto você dorme. O emagrecimento é resultado de um balanço calórico negativo consistente. Da mesma forma, a insônia crônica é uma condição médica que exige diagnóstico e tratamento profissional.
Dito isso, a ciência tem demonstrado que a qualidade do sono está intrinsecamente ligada à regulação hormonal que controla o peso. Um chá calmante, como o de camomila, pode ser um poderoso aliado não por seus efeitos diretos no emagrecimento, mas por sua capacidade de melhorar a qualidade do sono, que por sua vez, cria um ambiente metabólico mais favorável.
Qual o chá mais estudado para o relaxamento e a indução do sono?

O chá de camomila é uma das infusões mais estudadas e seguras para promover a calma. Seu efeito relaxante é atribuído principalmente a um antioxidante chamado apigenina. Este composto atua no cérebro de forma semelhante a alguns medicamentos ansiolíticos, mas com uma ação muito mais branda.
A apigenina se liga aos receptores GABA no cérebro, ajudando a diminuir a atividade do sistema nervoso e a induzir uma sensação de relaxamento e sonolência. Conforme aponta o National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), embora não seja um tratamento para a insônia, a camomila tem demonstrado em estudos melhorar a qualidade geral do sono.
Como a melhora na qualidade do sono impacta os hormônios da fome?
É aqui que reside a conexão indireta, porém poderosa, entre o chá calmante e o emagrecimento. A privação crônica de sono causa uma desregulação severa nos hormônios que controlam o apetite:
- Aumenta a Grelina: O “hormônio da fome”.
- Diminui a Leptina: O “hormônio da saciedade”.
Ao promover um sono mais profundo e reparador, o ritual com o chá de camomila ajuda o corpo a reequilibrar esses hormônios. Com a grelina e a leptina em níveis adequados, o controle do apetite e da saciedade no dia seguinte se torna muito mais fácil, o que é fundamental para a manutenção de um plano de emagrecimento.
Leia também: A falta desse nutriente comum pode estar fazendo seus cabelos caírem
O ritual do chá noturno pode reduzir o estresse e a alimentação emocional?

Sim. O estresse crônico mantém os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, elevados. O cortisol está diretamente ligado ao aumento do desejo por alimentos hiperpalatáveis (ricos em açúcar e gordura) e ao acúmulo de gordura na região abdominal.
O ritual de preparar e beber uma xícara de chá quente e sem cafeína antes de dormir é uma prática de higiene do sono e atenção plena (mindfulness). Esse ato ajuda a criar uma transição clara entre a agitação do dia e o período de descanso, ativando a resposta de relaxamento do corpo e ajudando a diminuir os níveis de cortisol. Ao reduzir o estresse, o ritual pode ser uma ferramenta eficaz para combater a alimentação emocional noturna.
Quais são os benefícios de um chá calmante na rotina noturna?
A inclusão de um chá como o de camomila em sua rotina pode trazer uma sinergia de benefícios que apoiam seus objetivos.
Promove o relaxamento e facilita o início do sono
Através de seus compostos bioativos que atuam no sistema nervoso.
Melhora a qualidade do sono profundo
Fundamental para a recuperação física e a regulação hormonal.
Ajuda a regular os hormônios do apetite (indiretamente)
Como consequência de uma noite bem dormida.
Reduz o estresse e a alimentação emocional noturna
O ritual calmante ajuda a diminuir os níveis de cortisol.
Leia também: Caminhada acelerada de 15 minutos que substitui treino intenso
O consumo de chás com fins terapêuticos é seguro para todos?
Para a maioria das pessoas, o consumo moderado de chá de camomila é seguro. No entanto, “natural” não significa inócuo. A principal preocupação é com reações alérgicas, especialmente em pessoas alérgicas a plantas da mesma família, como a ambrósia.
É fundamental entender que a base para o emagrecimento e a saúde geral é uma dieta equilibrada e a prática de exercícios. Conforme as diretrizes de saúde globais, como as da Organização Mundial da Saúde (OMS), o foco deve estar em um padrão alimentar saudável. Se você sofre de insônia, ansiedade ou tem dificuldades com o controle de peso, a consulta com um médico, um nutricionista ou um especialista em sono é indispensável para um diagnóstico correto e um plano de tratamento seguro e eficaz.








