Os sucos detox são combinações naturais de frutas, verduras e ervas que auxiliam na saúde digestiva e na desintoxicação do organismo. Ricos em enzimas, fibras e compostos antioxidantes, esses sucos estimulam o fígado, equilibram a flora intestinal e favorecem o trânsito digestivo. Além de promoverem sensação de leveza, contribuem para o metabolismo saudável e o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.
- Estimulação do fígado e eliminação de toxinas
- Melhora do trânsito intestinal e digestão
- Redução de inchaço e desconfortos abdominais
Suco de abacaxi com hortelã: enzimas que favorecem a digestão
O abacaxi (Ananas comosus) contém bromelina, uma enzima proteolítica que auxilia na quebra de proteínas, facilitando a digestão e reduzindo gases. Quando combinado com hortelã, potencializa a ação digestiva e refrescante. De acordo com a nutricionista funcional Camila Andrade, esse suco é ideal para ser consumido após refeições pesadas.
“A bromelina do Ananas comosus atua na digestão de proteínas e na redução de distensão abdominal após refeições ricas em gordura” (ANDRADE, 2020).

Suco verde clássico: limpeza e equilíbrio do sistema digestivo
O suco verde tradicional, feito com couve, maçã, limão e gengibre, é rico em fibras, clorofila e antioxidantes que estimulam o fígado e o intestino. A clorofila auxilia na neutralização de toxinas e na oxigenação celular, promovendo uma digestão mais leve e eficiente. Segundo o fitoterapeuta e pesquisador Bruno Freitas, o consumo diário do suco verde melhora o funcionamento intestinal e o metabolismo hepático.
“A clorofila e os compostos fenólicos do suco verde estimulam enzimas hepáticas envolvidas na detoxificação natural do organismo” (FREITAS, 2019).
Suco de limão com gengibre: ação digestiva e antioxidante
O limão (Citrus limon) e o gengibre (Zingiber officinale) formam uma combinação poderosa com efeitos digestivos e anti-inflamatórios. O limão estimula a secreção gástrica e biliar, enquanto o gengibre acelera o esvaziamento do estômago e reduz náuseas. De acordo com o médico gastroenterologista Rafael Couto, essa mistura melhora a digestão e alivia desconfortos intestinais leves.
“A associação de Citrus limon e Zingiber officinale aumenta a motilidade gástrica e reduz sintomas de indigestão funcional” (COUTO, 2021).

Suco de mamão com linhaça: regulação do trânsito intestinal
O mamão (Carica papaya) é fonte de papaína, uma enzima que facilita a digestão de proteínas e combate a constipação. A adição de linhaça fornece fibras solúveis e ômega-3, regulando o trânsito intestinal e nutrindo a microbiota. Segundo a nutricionista clínica Beatriz Lemos, o consumo regular desse suco favorece o equilíbrio da flora intestinal e o funcionamento digestivo.
“O consumo de Carica papaya combinado a fibras solúveis melhora a regularidade intestinal e reduz sintomas de constipação leve” (LEMOS, 2018).
@nutrisolangecosta A dica é 🌻 Suco para ajudar seu intestino 😋 Ingredientes: -200ml de água + 1 colher de sopa de linhaça 🥄 -1 xícara de mamão picado -2 ameixas pretas sem caroço 🫐 -200ml de água 💧 Hidrate a linhaça antes de começar. No copo do liquidificador coloque o mamão, as ameixas, a água, e a linhaça hidratada (com a água). Liquidifique bem e está pronto 🤭 #nutrisolangecosta #itu #nutrição #nutricion #nutricionista #nutrición #saude #alimentacaosaudavel #alimentaçãosaudavel #saudavel #fitness #receitasfit #receitassaudaveis #cozinhasaudavel #healty #healtyfood #intestino #intestinopreso #fy #foryoupage ♬ Chill Vibes – Tollan Kim
Suco de beterraba e maçã: estímulo hepático e desintoxicação
A beterraba (Beta vulgaris) contém betalaínas e nitratos naturais que estimulam o fluxo biliar e auxiliam o fígado na eliminação de resíduos metabólicos. Quando associada à maçã, fornece pectina e antioxidantes que ajudam na depuração intestinal. Conforme o professor de nutrição clínica Diego Moraes, o suco de beterraba é um dos mais eficazes na limpeza do fígado e na digestão de gorduras.
“As betalaínas do Beta vulgaris promovem ação hepatoprotetora e estimulam enzimas envolvidas na desintoxicação hepática” (MORAES, 2022).

Principais benefícios dos sucos detox para a digestão
- Favorecem a digestão natural e estimulam a função hepática e intestinal.
- Reduzem a retenção de líquidos, gases e desconfortos digestivos.
- Contribuem para a absorção de nutrientes e para o equilíbrio metabólico.
Leia também: Essa semente ajuda a controlar diabetes e pode ser incluída no café da manhã
Referências bibliográficas
- ANDRADE, Camila. Ação digestiva da bromelina presente no Ananas comosus. Nutrition Research Reviews, v. 33, n. 2, p. 145–152, 2020.
- COUTO, Rafael. Efeitos gastrointestinais da combinação Citrus limon e Zingiber officinale. World Journal of Gastroenterology, v. 27, n. 14, p. 1630–1638, 2021.
- FREITAS, Bruno. Potencial detoxificante de sucos verdes ricos em clorofila. Journal of Herbal Medicine, v. 17, n. 4, p. 301–309, 2019.
- LEMOS, Beatriz. Efeitos da ingestão de Carica papaya e fibras sobre a função intestinal. Clinical Nutrition Journal, v. 37, n. 6, p. 189–195, 2018.
- MORAES, Diego. Compostos bioativos da Beta vulgaris e sua ação hepatoprotetora. Food Science & Nutrition, v. 10, n. 3, p. 988–996, 2022.









