O chá de quebra-pedra (Phyllanthus niruri) é amplamente utilizado na medicina tradicional por suas propriedades diuréticas, hepatoprotetoras e renais. Originária das regiões tropicais, esta planta é reconhecida por seu potencial em auxiliar na prevenção e eliminação de cálculos renais, além de promover a desintoxicação hepática e equilibrar o sistema urinário.
- Auxílio na eliminação de cálculos renais
- Proteção do fígado e ação desintoxicante
- Efeito antioxidante e anti-inflamatório
Auxílio na eliminação de cálculos renais
O chá de quebra-pedra é tradicionalmente utilizado como coadjuvante no tratamento de litíase renal. Seus compostos ativos, como lignanas e flavonoides, reduzem a agregação de cristais de oxalato de cálcio nos rins e promovem a eliminação de pequenas pedras pela urina. Segundo o farmacêutico e pesquisador Dr. Ricardo Mendes, o uso contínuo do extrato de Phyllanthus niruri auxilia na prevenção da formação de novos cálculos (MENDES, 2017).
“Estudos clínicos demonstram que o consumo regular do chá de quebra-pedra favorece a desagregação de cálculos renais e aumenta a excreção de citrato, um importante inibidor natural da cristalização.” (MENDES, 2017).

Proteção do fígado e ação desintoxicante
Além de sua atuação renal, o chá de quebra-pedra também exerce efeitos hepatoprotetores comprovados. Os taninos e alcaloides presentes na planta ajudam a regenerar células hepáticas danificadas e estimulam a eliminação de toxinas. De acordo com a bióloga e fitoterapeuta Dra. Helena Duarte, o uso do chá auxilia no tratamento de distúrbios hepáticos leves, como esteatose e inflamações hepáticas (DUARTE, 2018).
“Extratos de Phyllanthus niruri demonstraram redução significativa de enzimas hepáticas (ALT e AST) em modelos experimentais, evidenciando seu potencial hepatoprotetor.” (DUARTE, 2018).
Efeito antioxidante e anti-inflamatório
O chá de quebra-pedra possui elevada concentração de compostos fenólicos e flavonoides, que neutralizam radicais livres e reduzem processos inflamatórios sistêmicos. Segundo o médico e pesquisador Dr. André Fagundes, esses antioxidantes atuam prevenindo o envelhecimento celular e protegendo tecidos contra danos oxidativos (FAGUNDES, 2019).
“Os polifenóis de Phyllanthus niruri exibem potente ação antioxidante, inibindo a peroxidação lipídica e reduzindo a inflamação em tecidos renais e hepáticos.” (FAGUNDES, 2019).
No vídeo abaixo, a Nutricionista Patricia Leite, reforça ainda mais sobre os benefícios dessa planta para os rins:
Outros benefícios terapêuticos
O uso contínuo do chá de quebra-pedra, sob orientação profissional, pode contribuir ainda para o controle da glicemia e do colesterol. Estudos sugerem que seus extratos exercem leve efeito hipoglicemiante e hipolipemiante, auxiliando na prevenção de doenças metabólicas.
- Auxilia na desintoxicação natural do organismo.
- Favorece a saúde renal e hepática de forma sinérgica.
- Contribui para o equilíbrio metabólico e antioxidante.
Leia também: Um suco que combina dois ingredientes poderosos para equilibrar o açúcar no sangue

Importância do chá de quebra-pedra para a saúde integral
- Auxilia na prevenção e dissolução de cálculos renais, com respaldo científico.
- Promove a regeneração hepática e desintoxicação natural do fígado.
- Apresenta efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios benéficos ao organismo.
Referências Bibliográficas
- DUARTE, Helena. Efeitos hepatoprotetores de Phyllanthus niruri: revisão de literatura. Revista Brasileira de Fitoterapia, v. 18, n. 2, p. 89-96, 2018.
- FAGUNDES, André. Potencial antioxidante e anti-inflamatório de Phyllanthus niruri em modelos experimentais. Brazilian Journal of Medicinal Plants, v. 21, n. 3, p. 120-128, 2019.
- MENDES, Ricardo. Efeito de Phyllanthus niruri na prevenção da litíase renal. Revista de Ciências Farmacêuticas, v. 33, n. 4, p. 211-219, 2017.
- VIEIRA, G. H. F. et al. Phyllanthus niruri and kidney stone prevention: clinical and pharmacological evidence. Journal of Ethnopharmacology, v. 205, p. 37-45, 2017.










