O vinho é uma das bebidas mais apreciadas em reuniões sociais e jantares familiares. Embora tinto e branco sejam populares, diferenças no processo de produção e no teor alcoólico podem alterar o conteúdo calórico dessas bebidas, impactando quem busca consumir vinho com mais moderação calórica.
Quais fatores influenciam as calorias do vinho?
O conteúdo calórico do vinho é afetado por diferentes elementos, como teor alcoólico, açúcar residual e tipo de uva utilizada. O álcool é especialmente importante, fornecendo cerca de 7 calorias por grama.
Além disso, a forma de consumo também pode elevar ou reduzir as calorias ingeridas. Antes de explorar mais detalhes, veja como esses elementos impactam especificamente o valor calórico de cada taça:
- Teor alcoólico mais alto resulta em vinho mais calórico.
- Vinhos doces concentram mais açúcares e, por isso, mais calorias.
- Tamanhos maiores de taça aumentam a ingestão total de calorias.
O nutricionista Rapahel Leite, do perfil @rlnutri, explicou a diferença dos dois tipos de vinho:
@rlnutri Vinho tinto ou branco? Qual a diferença? #rlnutri #nutricionista #dieta #emagrecimento #vinho #emagrecer #tiktok #alimentacaosaudavel #jejumintermitente ♬ som original – Dr. Raphael Leite Nutri
O vinho tinto ou branco tem mais calorias por taça?
Em geral, o vinho tinto possui mais calorias do que o branco. Isso se explica tanto pelo teor alcoólico geralmente mais elevado quanto pela quantidade de resíduos naturais do açúcar da uva. Uma taça padrão de vinho tinto de 150 ml traz cerca de 120 a 130 calorias.
No entanto, a diferença nem sempre é tão acentuada quanto muitos pensam. Algumas variedades de branco, especialmente quando mais doces, podem se aproximar do valor calórico dos tintos. Detalhes como a maturação da uva e o tempo de fermentação também influenciam diretamente no teor calórico final da bebida.
Leia também: Poucos sabem para que serve colocar cascas de tangerina no sol
Vinho branco seco é opção mais leve para quem deseja reduzir calorias?
O vinho branco seco se destaca como a alternativa menos calórica pela combinação de menor teor alcoólico e menor açúcar residual. Uma taça padrão de 150 ml desse tipo normalmente contém 100 a 110 calorias.
Variedades como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio são especialmente leves. Porém, vinhos brancos doces, inclusive espumantes, têm as calorias aumentadas em função dos açúcares da fermentação. Além disso, opções de vinhos rosés secos também costumam ter baixo teor calórico, oferecendo mais alternativas para os consumidores que buscam moderação.

Qual é a melhor escolha para quem quer controlar a ingestão calórica?
Para quem deseja limitar o consumo calórico sem abrir mão do vinho, o branco seco representa uma excelente escolha, desde que consumido em moderação. Contudo, a diferença calórica entre tinto e branco não costuma ser determinante em situações de consumo ocasional.
O segredo está no equilíbrio entre prazer e responsabilidade, associado à atenção ao tamanho das porções e à frequência no consumo. Vale lembrar que beber água entre as taças e nunca consumir vinho em excesso pode ajudar não só a reduzir o aporte calórico, como também contribuir para uma experiência mais saudável.







