Correio Braziliense - Radar
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
    • Beleza
  • Automobilismo
  • Turismo
    • Cidades
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
    • Jardinagem
Sem resultado
Veja todos os resultados
Correio Braziliense - Radar
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
    • Beleza
  • Automobilismo
  • Turismo
    • Cidades
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
    • Jardinagem
Sem resultado
Veja todos os resultados
Correio Braziliense - Radar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
  • Automobilismo
  • Turismo
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
Início Cidades

A Capital Mundial do Voo Livre que os mineiros chamam de “Valadólares” tem a montanha preta mais famosa do voo livre

Por Maura Pereira
12/04/2026
Em Cidades, Turismo
Valadares é o principal centro de comércio, saúde e educação para dezenas de municípios vizinhos. / Imagem ilustrativa

Valadares é o principal centro de comércio, saúde e educação para dezenas de municípios vizinhos. / Imagem ilustrativa

EnviarCompartilharCompartilharEnviar

Vista de longe, a silhueta escura do Pico da Ibituruna domina o horizonte. Aos pés dela, Governador Valadares segue o ritmo do Rio Doce no leste de Minas Gerais, a 320 km de Belo Horizonte, com calor quase o ano inteiro e um apelido que conta muito sobre quem vive ali na Capital Mundial do Voo Livre..

O que a montanha preta oferece a quem mora na cidade?

Ibituruna significa “montanha preta” em tupi. Com 1.123 metros de altitude e quase 900 metros de desnível em relação ao Rio Doce, o pico oferece algumas das melhores correntes térmicas do planeta para asa-delta e parapente. O primeiro voo aconteceu em 1977, e em 1989 a montanha foi tombada como patrimônio estadual. Desde 1983, Valadares sedia etapas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre, e a cidade é reconhecida pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) como Capital Mundial do Voo Livre.

Para o morador, a Ibituruna funciona como parque permanente. Trilhas ecológicas levam ao topo, o mirante oferece vista de 360° do vale, e no dia 4 de junho a cidade celebra oficialmente o Dia da Ibituruna.

A cidade de Minas Gerais que atrai jovens e famílias com esportes radicais e ensino de alto nível
Governador Valadares-MG encanta com Pico da Ibituruna, Rio Doce e voo livre na Capital Mundial da Asa Delta do leste mineiro. // Créditos: Wikipédia

Como funciona o cotidiano no leste mineiro?

Valadares é o principal centro de comércio, saúde e educação para dezenas de municípios vizinhos. O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 257.172 habitantes. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é de 0,727, considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A cidade abriga a Univale, o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A Ilha dos Araújos, um dos poucos bairros-ilha de Minas Gerais, é cercada pelo Rio Doce e tem calçadão arborizado para caminhadas e ciclismo. O custo de vida é menor que o das capitais, e o deslocamento entre casa e trabalho raramente ultrapassa 20 minutos.

O vídeo do canal “Cidades & Cia” apresenta Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, destacando seu papel como um importante polo regional no Vale do Rio Doce.

De onde veio o apelido Valadólares?

Na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos montaram uma base de extração de mica em Valadares porque a Índia, fornecedora habitual, estava bloqueada. Engenheiros americanos se instalaram na cidade, e um deles, Richard Pitt Simpson, ficou e abriu a primeira escola de inglês. Esse contato plantou a semente da emigração: a partir dos anos 1960, jovens valadarenses começaram a viajar para os EUA, especialmente para a região de Boston.

O fluxo se intensificou nas décadas seguintes e rendeu à cidade o apelido de Valadólares, referência aos dólares que voltavam do exterior. A pesquisadora Sueli Siqueira, da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), estuda o fenômeno há mais de 30 anos. O retorno de emigrantes com capital e experiência internacional moldou o comércio, o mercado imobiliário e até o sotaque de Valadares.

Leia Também

Com 1.784 m de altitude, a “Janela do Céu” revela quedas d’água místicas no interior de Minas a 260 km do Rio

A “Janela do Céu” é um dos segredos mais impressionantes de Minas Gerais, com paisagens quase místicas nas alturas

19/05/2026
Uma antiga "Cidade da Pedra" atrai por sua arquitetura europeia e o mistério de um diamante lendário que dá seu nome

Fundada no século XIX, essa cidade de Minas Gerais surpreende ao unir história mineral e vinhos de alta qualidade

18/05/2026
Eleita a 2ª melhor para morar, essa capital une custo de vida baixo, 76 parques e a melhor gastronomia do país hoje

Um dos dados mais curiosos do país: 178 bares por 100 mil habitantes fazem dessa cidade um dos melhores lugares para viver e se divertir

17/05/2026
Com cavernas e lagoas pré-históricas e lagoas, essa cidade de Minas Gerais abriga formações de calcita únicas a apenas 72 km de Belo Horizonte

Com cavernas e lagoas pré-históricas e lagoas, essa cidade de Minas Gerais abriga formações de calcita únicas a apenas 72 km de Belo Horizonte

16/05/2026

Leia também: Com uma ilha para cada dia do ano, essa cidade no RJ tem praias aquecidas por usina e 2 mil refúgios tropicais.

Curta saltos de parapente e piqueniques no Rio Doce de Governador Valadares-MG, vibes relaxadas na cidade acolhedora mineira. // Créditos: Wikipédia

Onde o morador encontra lazer e cultura?

O lazer mistura natureza, gastronomia mineira e eventos que movimentam a economia local.

  • Pico da Ibituruna: trilhas, mirante panorâmico e rampa de voo livre. Voos duplos de parapente estão disponíveis para quem quer experimentar sem experiência prévia.
  • Ilha dos Araújos: calçadão à beira do Rio Doce com estrutura para caminhadas, ciclismo e contemplação do pôr do sol.
  • Parque Natural Municipal: área de Mata Atlântica preservada na base da Ibituruna, com trilhas de educação ambiental.
  • Brazil Gem Show: feira anual de pedras preciosas que atrai compradores internacionais e posiciona Valadares como um dos maiores centros gemológicos do país.
  • Museu da Cidade: fundado em 1983, reúne mais de 1.200 peças sobre a história da mineração, da ferrovia e da imigração valadarense.
Com pico de 1.123m, a "Capital Mundial do Voo Livre" a 310 km da capital é o centro mundial do voo livre e das pedras preciosas
Governador Valadares-MG inspira voos sobre serras verdes e rios caudalosos, despertando liberdade e aventura no coração de Minas. // Créditos: Wikipédia

Quando o clima favorece cada tipo de programa?

O calor é marca registrada de Valadares. A altitude de 170 metros na área urbana garante temperaturas altas na maior parte do ano. O inverno seco é a época preferida dos pilotos de voo livre.

☀️ Verão
Dezembro a Fevereiro
22-34 °C
Temperatura
Calor intenso. Aproveite para refrescar-se nas cachoeiras da região e nas margens do Rio Doce pela manhã antes das chuvas de verão.
🌧️ Alta
🍂 Outono
Março a Maio
19-31 °C
Temperatura
Tempo agradável. Estação perfeita para encarar as trilhas na Ibituruna e explorar os sabores locais nas feiras gastronômicas da cidade.
🌦️ Média
❄️ Inverno
Junho a Agosto
15-28 °C
Temperatura
Auge da aventura. Época ideal para o voo livre, visitar a feira de pedras preciosas (Gem Show) e contemplar o visual dos mirantes.
☀️ Baixa
🌸 Primavera
Setembro a Novembro
19-33 °C
Temperatura
Cidade viva. Clima propício para frequentar os parques urbanos e praticar esportes ao ar livre antes do retorno das grandes chuvas.
🌦️ Média

Temperaturas aproximadas com base no Climatempo. Condições podem variar.

Como chegar à Princesa do Vale?

Governador Valadares fica a cerca de 320 km de Belo Horizonte pela BR-116, aproximadamente 4 horas de carro. A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) oferece o trajeto ferroviário entre BH e Vitória, com parada na cidade. O Aeroporto Coronel Altino Machado opera voos regionais, e diversas empresas de ônibus conectam Valadares às capitais do Sudeste.

A cidade que voa mais alto que muita capital

Governador Valadares carrega contradições que só cidades reais possuem: exporta gemas raras e talentos para o exterior, abriga uma das rampas de voo livre mais cobiçadas do planeta e oferece, no cotidiano, o ritmo acolhedor do interior mineiro com infraestrutura de centro regional.

Você precisa subir a Ibituruna ao menos uma vez, olhar o vale inteiro lá de cima e entender por que a Princesa do Vale segura tanta gente que já teve o mundo como opção.

Tags: governador valadresMinas Gerais
EnviarCompartilhar30Tweet19Compartilhar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de areia higiênica para gatos e como escolher a melhor opção para evitar cheiro e sujeira

Tipos de areia higiênica para gatos e como escolher a melhor opção para evitar cheiro e sujeira

19/05/2026
tirar cola de rótulos

Poucos conhecem essa técnica para tirar a cola de rótulos dos potes

19/05/2026
Poucas pessoas sabem, mas comer uma banana 30 antes de dormir é o segredo natural e barato para evitar a insônia

Poucas pessoas sabem, mas comer uma banana 30 antes de dormir é o segredo natural e barato para evitar a insônia

19/05/2026
O que o vírus Ebola faz no corpo e por que o surto preocupa países vizinhos

O que o vírus Ebola faz no corpo e por que o surto preocupa países vizinhos

19/05/2026
alimentos que fazem bem para memória

Os 4 alimentos que ajudam na saúde do cérebro e melhoram a memória

19/05/2026
A cidade a 800 m de altitude que é berço do Império e da cerveja e tem museu visitado de pantufas

Entre flores, ruas charmosas e sotaque alemão, essa cidade na Serra Gaúcha se tornou um dos destinos mais encantadores do Sul

19/05/2026
  • Sample Page
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
    • Beleza
  • Automobilismo
  • Turismo
    • Cidades
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
    • Jardinagem
Sem resultado
Veja todos os resultados